Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

MEMÓRIA E VERDADE —Avós da Praça de Maio identificam o 132º neto roubado pela ditadura militar argentina

Quinta, 29 de dezembro de 2022

Avós da Praça de Maio identificam o 132º neto desaparecido pela ditadura militar na Argentina - Avós Praça de Maio

Juan José Morales é filho de Mercedes del Valle Morales, sequestrados em 1976

Michele de Mello
Brasil de Fato | São Paulo (SP) | 29 de Dezembro de 2022

Na Argentina, a Associação das Avós da Praça de Maio anunciou ter encontrado o neto 132, na última quarta-feira (28). Há menos de uma semana de ter identificado o neto 131, agora as Avós anunciam que Juan José Morales é filho de Mercedes del Valle Morales, ambos sequestrados pelo regime militar em Tucumán, norte da Argentina, quando ela tinha 21 anos e ele 9 meses, em 1976.

A associação foi criada em 1977, quando mulheres argentinas passaram a ocupar a Praça de Maio, no centro de Buenos Aires, exigindo descobrir o paradeiro dos seus filhos e netos. Cada caso solucionado recebe um número - como o 132 de Morales - e se calcula que ainda restem centenas deles a serem finalizados. Organizações de Direitos Humanos estimam que 500 crianças foram roubadas pelos militares argentinos de 1976 a 1983.

"Que maravilhoso para um fim de ano, numa Argentina tão fragilizada, em que inimigos da paz e do amor estão tentando semear o que não se deve. Para nós, isso serve para dar uma alegria ao povo e mostrar que é possível", disse a presidenta da Associação, Estela de Carloto, em coletiva de imprensa.

"Continuamos celebrando a vida. Esperamos que esta conferência contribua para que aqueles que possuam algum dado sobre Mercedes Del Valle Morales o ofereçam", completou.


Juan José Morales é um desses 500 netos dados como desaparecidos pelo regime. Muitos foram entregues à adoção e tiveram sua identidade trocada, e só puderam ser encontrados por sua família biológica por uma campanha incessante das Avós durante os últimos 45 anos, que culminou na criação do Banco Nacional de Dados Genéticos da Argentina (BNDG) - um centro científico que compara o código genético de pessoas com dúvidas sobre sua identidade com os de parentes vivos dos desaparecidos durante a ditadura.

Desde 2004, o Congresso Nacional instituiu o dia 22 de outubro como o Dia Nacional do Direito à Identidade. Nesta data, as Avós iniciaram sua caminhada sem descanso, que ainda continua na esperança de encontrar os netos, num resgate da memória, da justiça e da verdade.

"Sempre tive dúvidas sobre a minha identidade", contou Juan durante a conferência. e disse que começou a investigar sua identidade a partir de 2004, quando seu pai adotivo faleceu e seus irnãos adotivos lhe revelaram a adoção. A partir desse ano, Juan deixou seu perfil genético no Banco Nacional de Dados.

A Equipe de Antropologia Forense conseguiu identificar o corpo da militante peronista Mercedes del Valle Morales, mãe biológica de Juan, no Cemitério do Norte de Tucumán. Com esses dados pode comparar com o perfil genético de Juan e confirmar sua identidade.

Mercedes foi vítima de um operativo militar na cidade de Monteros que também terminou com o sequestro dos seus irmãos: José Silvano Morales, Juan Ceferino Morales e Julio César Morales. Ela trabalhava na fazenda do homem que roubou Juan Morales.

Até hoje não há informações sobre o pai biológico de Juan que também foi desaparecido pela ditadura.

O Tribunal Federal de Justiça da província de Tucumán confirmou que Juan Morales foi vítima de roubo, ocultação e suplantação de identidade como parte das práticas de terrorismo de Estado exercido pelos generais.

Edição: Rodrigo Durão Coelho

============
O Blog Gama Livre sugere você acessar:

IDENTIDADE —Neto 131 é encontrado, conquista na busca por bebês sequestrados pela ditadura argentina         Sexta, 23 de dezembro de 2022