Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

TERRORISMO? —Polícia encontra explosivos em área a 30 km do Plano Piloto de Brasília e vai investigar motivação política

Segunda, 26 de dezembro de 2022

Batalhão de Operações Especiais da PM-DF confirmou que material encontrado no Gama era explosivo - Divulgação/PM-DF

Artefatos explosivos foram localizados em um matagal na cidade-satélite de Gama às vésperas da posse de Lula

Redação
Brasil de Fato | Brasília (DF) | 26 de Dezembro de 2022

A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) encontrou, na tarde de domingo (25), artefatos explosivos em área de mata na cidade-satélite de Gama, localizada a cerca de 30 quilômetros de Brasília. Durante a noite, o esquadrão de bombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi ao local e fez a detonação controlada do material.

Os artefatos foram encontrados em uma região de mata na área rural, próximo à estrada DF-290. A área foi isolada até que os materiais fossem detonados. Outros itens, como coletes à prova de bala, que estavam próximos aos artefatos, foram apreendidos e levados para a 20ª Delegacia de Polícia para registro de ocorrência.


A Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) ainda vai investigar a origem do material e as circunstâncias em que ele foi deixado no local. Até o momento, não há confirmação se o episódio tem relação com protestos contra a vitória e a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vai ocorrer em 1º de dezembro.

Veja mais imagens dos materiais encontrados:

Coletes à prova de bala estavam junto com material explosivo, no Gama (DF) / Divulgação/PM-DF

Materiais explosivos localizados em área de mata no Gama foram detonados pelo Bope da PM-DF / Divulgação/PM-DF

DF sob ameaça

Na noite de 24 de dezembro, a capital federal registrou outra ameaça de bomba. Na ocasião, o Aeroporto Internacional de Brasília sofreu uma tentativa de atentado por um apoiador de Jair Bolsonaro (PL). O responsável foi George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos, que integrava atos golpistas em frente ao Quartel-General do Exército, no Distrito Federal.

O criminoso foi preso e será autuado por crime contra o Estado e porte e posse de arma de fogo. À polícia, ele confessou ter montado um artefato explosivo numa área de acesso ao aeroporto visando promover o "caos e a decretação do estado de sítio", o que poderia "provocar a intervenção das Forças Armadas".

Edição: Thalita Pires


===============
Comentário do Blog Gama Livre: Seriam fascistas/nazistas moradores do  Gama tentando desovar provas de crimes? De que poderiam estar planejando atos terroristas inspirados por "gente grande", mas gente ordinária? Ou seriam apenas fascistinhas orientando para uma área rural para a desova de material dos fascistas? Ou já seria cagaço dos fascistas? Leia-se "fascistas/nazistas".

A desova do material explosivo aconteceu num trecho da estrada que saindo do Gama vai em direção ao Jardim Serra Dourada, no Goiás.