Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 11 de dezembro de 2022

Exposição fotográfica em Goiânia celebra centenário de Dom Tomás Balduíno

Domingo, 11 de dezembro de 2022

Dom Tomás Balduíno: defensor dos direitos humanos, da cultura e da educação - Divulgação

Mostra "Semeador da Esperança" apresentará também objetos de uso litúrgico e pessoal, manuscritos e peças indígenas

Redação
Brasil de Fato | 11 de Dezembro de 2022

Voz combativa e incansável na luta pelos direitos humanos, Dom Tomás Balduíno completaria 100 anos de nascimento no último dia deste ano. Para marcar a data e dar mais visibilidade à vida e à obra do religioso, Goiânia recebe a exposição "Semeador de Esperança", que será inaugurada nesta quarta-feira (14), no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG).

Nascido Paulo Balduíno de Sousa Décio, ele participou, na década de 1970, da formação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Anos mais tarde, presidiu as duas entidades. Atuou nas causas indigenista, camponesa e quilombola, em defesa da reforma agrária e da demarcação de terras indígenas.

A exposição, que tem entrada gratuita, apresentará fotografias; objetos cotidianos, de uso litúrgico e pessoal; manuscritos e peças indígenas que ajudam a contar a história de vida de Dom Tomás Balduíno, que morreu em 2014. São 31 imagens em preto e branco.

Exposição mostra momentos importantes da vida do religioso

Entre os períodos e locais retratados estão a chegada de Dom Tomás Balduíno à Missão Dominicana em Conceição do Araguaia (PA), em 1950; bem como o período de atividade do bispo após a consagração na Diocese de Goiás em 1967. Também estarão expostas obras de Lisbeth Oliveira, Marina Moreira e Douglas Mansur.

A mostra foi idealizada pela fotógrafa Antonieta de Sant'Ana e por familiares do religioso junto ao IHGG. O objetivo, segundo a fotógrafa, é divulgar a atuação corajosa do homenageado "em defesa dos Direitos Humanos, da Cultura e da Educação e a proteção aos mais fragilizados deste país. É necessária a incorporação da personalidade de Dom Tomás na Memória Coletiva nacional e internacional".

Serviço:

Exposição Fotográfica: "Semeador de Esperança"

Inauguração: 14/12/2022
Horário: 19h
Local: Instituto Histórico e Geográfico de Goiás – IHGG - Rua 82, 455 – Setor Sul – Goiânia/GO
Visitação: de 15/12/2022 a 15/12/2023 todos os dias úteis, das 8h às 17h
Entrada gratuita

Edição: Thalita Pires