Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Casa Thomas Jefferson fecha 2022 com show de jazz e exposição em homenagem a Niemeyer

Quarta, 14 de dezembro de 2022

Pianista francês Marc-Oliver Poingt, o baterista Pedrinho Augusto e o contrabaixista Jhoninha Medeiros, são as atrações musicais desta sexta, às 20h. Na mesma data, será aberta a mostra fotográfica Niemeyer - dança por Vega

A Casa Thomas Jefferson encerrará sua temporada cultural de 2022 em grande estilo, presenteando o público com um show em ritmo de jazz e a abertura de uma exposição em homenagem a Oscar Niemeyer - o centro binacional fechará durante o recesso de fim de ano, entre 21/12/2022 a 1º/1/2023. E a temporada 2023 já tem data para começar: será na primeira semana de março.

O último Sextas Musicais do ano, nesta sexta (16), às 20h, leva ao palco do CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP Sul 706/906, o pianista e compositor francês Marc-Oliver Poingt, que combina elementos da música clássica, do jazz e rock para enriquecer o seu repertório musical.

Poingt será acompanhado por dois talentosos músicos: Pedrinho Augusto, bateria, e Jhoninha Medeiros, contrabaixo. O trio apresenta uma visão diferenciada do jazz caracterizada pelas influências múltiplas, sonoridade moderna e coloratura cinemática que são transmitidas com total cumplicidade por meio de destreza e maturidade musical.

Com entrada gratuita, o espetáculo também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que conta com o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

Niemeyer — dança por Vega

Na mesma data, o público poderá conferir a abertura da exposição em grandes formatos Niemeyer - dança por Vega - esta apenas com visitação presencial. A mostra encerra o projeto fotográfico em homenagem a Oscar Niemeyer por meio da arte do balé. As fotografias foram feitas em colaboração com o Grupo de Bailarinos de Brasília, de 2020 a 2022, tornando-se um meio de integração cultural da irmandade Brasil-Espanha.

A primeira exibição deste projeto foi realizada em abril de 2022 em comemoração aos 62 anos de Brasília com fotos de formato grande no Centro de Atendimento ao Turista, na Praça dos Três Poderes, com o apoio da Secretaria de Turismo do DF. A segunda exposição foi realizada para celebrar o Dia Internacional da Dança, 29 de abril. Essa grande mostra, com materiais e impressões trazidos da Espanha, foi uma retrospectiva do artista Juan Carlos Vega, no Instituto Cervantes de Brasília, onde foram apresentadas 22 obras nas quais figuram os bailarinos e bailarinas integrados aos espaços mais significativos da arquitetura de Brasília.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

A Casa Thomas Jefferson e Brasília

A história da Casa Thomas Jefferson se mistura com a de Brasília. O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

Serviço

Eventos que encerram a temporada 2022 do CTJ HALL-Casa Thomas Jefferson

Sextas Musicais com público presencial e transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Casa Thomas Jefferson

Marc-Oliver Poingt, pianista e compositor

Pedrinho Augusto, bateria; Jhoninha Medeiros, baixo

Data: 16 de dezembro de 2022

Horário: 20 horas

Local: CTJ HALL-Casa Thomas Jefferson, na SEP Sul 706/906

Entrada gratuita

Recomendamos o uso de máscara de proteção facial

Abertura exposição de fotografias Niemeyer — dança por Vega

Visitação somente presencial na Galleria de Arte Casa Thomas Jefferson

Data de abertura: 16 de dezembro de 2022

Horário: das 18h às 20h, com intervenção de dança do Grupo de Bailarinos de Brasília

Período: até 10 de fevereiro de 2023

Horário de visitação: segunda a sexta-feira, 8h às 19h | sábados, 8h às 12h | domingos e feriados, fechada

Entrada gratuita Recomendamos o uso de máscara de proteção facial

Fonte:
EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA