Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Becos do Gama: Justiça não aceita recurso extraordinário do governador do DF contra decisão do TJDF que anulou a Lei 780/2008. A lei está anulada.


Segunda, 7 de fevereiro de 2011
Mais uma vitória da cidade do Gama/DF contra lambança da CLDF e do ex-governador Arruda. A destruição das áreas verdes, os chamados “becos”, provocada pela insensatez de deputados distritais e daquele governador (o que foi preso), que aprovaram a famigerada lei 780 de setembro de 2008, vai sofrer agora uma radical reversão.

A lei 780/2008 já havia sido declarada em Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal inconstitucional com efeitos ex tunc (desde a origem) e abrangência erga omnes (para todos). Sob pressão de determinados distritais, o governador-interino Wilson Lima, e depois o desastroso Rogério Rosso, usaram de todos os artifícios protelatórios junto à Justiça. Foram embargos de declaração e outros.

Havia um recurso especial do governador junto ao TJDF alegando que o Conselho Especial do Tribunal infringiu, ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade, artigos da Constituição Federal e da Lei 9.868/1999. Claro que o TJDF não engoliu os argumentos falaciosos do Governo. Desta forma, rejeitou, indeferiu, o recurso extraordinário.

Assim, as áreas verdes, que são também passagem de pedestres, e servem de escoamento e absorção das águas pluviais, terão que voltar ao seu estado inicial. Voltarem a ser um bem de uso comum do povo, e não propriedade de policiais da PM e dos Bombeiros, como queriam os distritais (sempre eles) e os governadores Arruda, Wilson Lima e Rogério Rosso. Todos eles ingratos com a cidade do Gama.

É verdade que, com a omissão de autoridades do GDF, e o estímulo de outras, continuam as invasões das chamadas áreas intersticiais entre conjuntos de casas das quadras residenciais do Gama. Mais cedo ou mais tarde tais autoridades poderão responder na Justiça pela omissão, visto que há montes de denúncias escritas noticiando a ocupação dos tais becos do Gama. Neste último final de semana teve início, pelo menos, uma nova invasão na Quadra 27 do Setor Leste. Já devidamente notificada às autoridades responsáveis pelo combate às invasões.


Leia mais sobre becos do Gama e a famigerada lei 780/2008:
  1. Resistência
  2. A Lei 826, nova lei dos becos do Gama, começou a subir no telhado
  3. Becos do Gama - governo anulou hoje todos os alvarás de construção nas áreas intersticiais das quadras residenciais do Gama
  4. Tribuna do Brasil: MP mira os becos do Gama
  5. Recordar revigora