Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 10 de abril de 2016

Lembra do Rafael Braga? Ele pode ser condenado injustamente mais uma vez!

Domingo, 10 de abril de 2016
Da ONG Meu Rio

Rafael Braga foi o único condenado nas manifestações de junho de 2013

A prisão foi injusta e ele precisa de sua ajuda para não ser esquecido

Rafael corre o risco de ser condenado por mais um crime que não cometeu. Em 2013, ele já havia sido preso por portar um frasco de Pinho Sol e outro de água sanitária, que a polícia alegou serem coquetéis molotov. Condenado pela Justiça, cumpriu sua pena em regime fechado e, quando passou para regime aberto, mais uma vez foi vítima do nosso sistema penal racista e seletivo: policiais militares que o viram andando de tornozeleira na Penha, onde mora, o prenderam acusando-o de tráfico de drogas. No entanto, segundo a única testemunha que consta no processo, o flagrante foi forjado.


Por causa da Súmula 70, uma orientação da cúpula do Tribunal de Justiça do Rio, Rafael pode ser condenado com base, exclusivamente, na palavra dos soldados que o prenderam. O julgamento vai acontecer na próxima terça-feira, dia 12. 


Para dar fim a este ciclo de injustiças cometidas contra Rafael e que atingem, todos os dias, a nossa juventude negra e pobre, precisamos fazer com que mais pessoas saibam dessa história. Quanto mais visibilidade o caso de Rafael tiver, maiores as chances de garantir sua liberdade e de impedir que outros jovens sejam vítimas das arbitrariedades cometidas por quem deveria garantir nossos direitos.


Clique no botão abaixo e junte-se agora à mobilização de apoio ao Rafael. 
MOSTRE SEU APOIO!
Por um Rio cada vez mais justo. 
Laura, Debora, Guilherme e toda equipe do Meu Rio. 

Fontes:

http://ponte.org/rafael-braga-e-preso-com-flagrante-forjado-novamente/
http://www.vice.com/pt_br/read/a-nova-prisao-de-rafael-braga-o-reflexo-de-um-sistema-punitivo-seletivo
http://www.cartacapital.com.br/revista/830/o-bode-na-cela-5910.html
http://ddh.org.br/rafael-braga-vieira-e-novamente-vitima-de-flagrante-forjado/
http://ddh.org.br/por-que-so-rafael/

Oi, aqui é Laura do Meu Rio! O caso de Rafael é bastante simbólico porque mostra como a justiça e as forças de segurança atuam de maneira seletiva na cidade. Em 2013, ele foi condenado por supostamente portar materiais explosivos, mesmo o laudo criminal provando o contrário. Agora, mesmo com testemunhas indicando que o flagrante de sua última prisão foi forjado, ele pode ser condenado só com base na palavra do policial. Não podemos deixar isso acontecer de novo. Conto com você para defender o Rafael! 
================

Leia também: 

Preso injustamente desde 2013, Rafael Braga voltou hoje a trabalhar fora da prisão ‹ Ponte Jornalismo