Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 6 de março de 2013

GDF e Transporte Público

Quarta, 6 de março de 2013 
Do Blog do Mino
A intervenção do GDF no Grupo Amaral parece que será um bom negócio para o ex-senador Valmir Amaral. 



           A intervenção é temporária, após terminar sua vigência, as empresas voltam ao proprietário. Então o GDF vai consertar os ônibus quebrados, abastecê-los de combustível comprado pelo GDF, pagar a folha de funcionários, pagar água, luz, telefone e todas as despesas administrativas e no final, vai devolver ao ex-senador as três empresas de ônibus em situação exemplar.



           Além disso, Maria Lúcia Arantes, ex-esposa de de Valmir Amaral, faz parte de uma das empresas que disputa a licitação para o sistema de ônibus do DF, tendo monopólio em cada área por 20 anos.



          O que parece é que, devagarzinho, todas as empresas atuais estão conseguindo permanecer no excelente negócio de ônibus no DF. O Grupo Constantino já ganhou uma fatia, o Grupo São José já ganhou outra fatia e as três outras áreas já estão sendo divididas pelo grupo Amaral e pelo Grupo Canhedo.



          Como o GDF decidiu cancelar a construção das 4 linhas de metrô e substituí-las por corredores de ônibus, quem ganhar a licitação das linhas vai operar sem concorrência, em regime de monopólio, pelos próximos 20 anos. Um excelente negócio para oligopólio dos transportes do DF e um péssimo negócio para a população das cidades que ficou sem metrô: Santa Maria, Gama, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Park Way, Planaltina, Sobradinho e Grande Colorado.