Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

UnB: debate sobre 'Ajuste Fiscal na Crise do Capital' será na quarta (24/5)


Segunda, 22 de junho de 2015
CENTRO ACADÊMICO DE FILOSOFIA “ERNANI MARIA FIORI”,
convida:
AJUSTE FISCAL NA CRISE DO CAPITAL

A política de ajuste fiscal, de Dilma e Levy, diz respeito a um conjunto de medidas político­econômicas que visariam alcançar o equilíbrio orçamentário do Estado brasileiro, mas que na realidade objetivam garantir o pagamento da dívida pública. Esse conjunto de medidas encerra­se, fundamentalmente, em quatro pontos:
i.              cortes de direitos trabalhistas e previdenciários;
ii.             concessões de setores públicos ao setor privado;
iii.           contingenciamento das despesas dos órgãos de Estado;
iv.          alta de impostos.
Um outro ponto paralelo, a terceirização da força de trabalho foi derrotada pelos sindicatos de servidores(as), mas acabou sendo aprovada sem limites para o setor privado.
A título de exemplo, nesse contesto de ajusta, podemos cita o Ministério da Educação, um dos mais atingidos. O governo anunciou, em maio desse ano, um corte de 9,423 bilhões de reais na área. Exemplar também são os efeitos dessa política de ajuste sobre direitos trabalhistas, evidenciado pelas Medidas Provisórias 664 e 665, que dificultarão o acesso ao seguro­desemprego e ao auxílio­doença, por exemplo.
Diante desse rescaldo conjuntural, a “Articulação de C.A.`s” — plataforma política composta por vários Centros Acadêmicos da UnB (nomeadamente, CAFIL, CASESO, CASO, ANTRO, CALET, CAMED, CALEA, CAREL, CAPOL, CACEN), de oposição de esquerda a atual gestão do DCE, “Aliança pela Liberdade”, e de oposição de esquerda a atual Reitoria, representada por Ivan Camargo – realizará, durante os dias 22 a 25 de junho, uma série de atividades acerca do estatuto desse ajuste fiscal. Cada C.A. realizará uma atividade sobre esse tema em seu respectivo espaço de organização estudantil.
Na esteira disso, o CAFIL, representado pela gestão “Mãos Dadas”, convida a todos os estudantes de Filosofia, e demais interessados, para a conferência “Ajuste fiscal na crise do capital”, a ser realizada no dia 24 de junho, às 18h30, no Auditório do Instituto de Humanas. Na ocasião, teremos como conferencista o sociólogo Marcello Barra (UnB), pesquisador da Unb no grupo “Ciência, tecnologia e educação contemporaneidade”, do Departamento de Sociologia, e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social, do Departamento de Serviço Social da UnB, e gestor público.

Convidado pelo CAFIL: Maercello Barra
Data: 24 de junho de 2015 (quarta-feira) — Horário: 18h30
Local: Auditório do Instituto de Humanas (Auditório do IH)