Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Aventuras Burocráticas I, II, III e IV. A saga de um gamense nos caminhos tortuosos, e obscuros, da burocracia do GDF

Quinta, 18 de janeiro de 2018
Os quatro capítulo das "Aventuras Burocráticas" foram originariamente publicadas no Facebook do autor, Juan Ricthelly. Adiante, o Gama Livre publica os  quatro capítulos, alertando que vem mais por aí.


Por
Don Juan Ricthelly

AVENTURAS BUROCRÁTICAS - O INÍCIO

Estou pela primeira vez na minha vida fazendo um trabalho investigativo de fato, e chego à conclusão, de que a Internet nos deixou muito mal acostumados nesse aspecto. Curtam só a aventura:

1.Encontro uma lei vigente da década de 80 que ninguém nem sabia que existia, e ela faz menção a decisões de um órgão público que não existe mais há 30 anos;

2.Vou atrás das decisões, e adivinhem! Não tem na internet!

3.Vou ao Arquivo Público duas vezes e encontro as decisões feliz da vida, achando que havia chegado ao fim do arco-íris, e para a minha surpresa, a decisão menciona outros documentos, que por acaso não estão no Arquivo Público.

4.Vou ao órgão público herdeiro das atribuições do órgão extinto, e eles não possuem esses documentos, por sorte o servidor pesquisou com dedicação nos sistemas e só encontra porque eu tinha a numeração completa do processo, na dele faltava um número, e ele me diz onde pode estar o que procuro, em outro órgão do outro lado da cidade.

5.Chego ao órgão e solicito acesso aos documentos, e me dizem que tenho que escrever uma solicitação e apresentá-la junto ao protocolo, e que talvez os documentos não estejam com eles. O expediente acaba!

6.Volto depois de dois dias com a solicitação digitada e em duas vias, apresento no protocolo, e sou informado que tenho que esperar uma hora, que não poderei fotografar, que terei alguém sentado ao meu lado o tempo inteiro, e que caso queira tirar cópias, devo indicar quais são as páginas, esperar sei lá quantos dias para avaliarem o custo das cópias, emitir um DARF no site da Secretaria de Fazenda, pagar, apresentá-lo no órgão e aguardar até 72 horas para que façam as cópias.

7.Ainda não sei se essa história termina com esses documentos.

Que ódio de tanta burocracia só para ter acesso à uma informação, que preciso para a porra de um processo!

Continua nos próximos capítulos!

******************

Por
Don Juan Ricthelly

AVENTURAS BUROCRÁTICAS — PARTE II

Como relatado no episódio anterior... Sigo na busca de um documento perdido no arquivo de um certo órgão público.

1.Cheguei no horário marcado ao local designado pelo órgão, vesti um sobretudo branco, coloquei luvas nas mãos, óculos no rosto e máscara, parecia que ia tocar em algum material radioativo, mas não, era só documento cheio de fungos, ácaros, bactérias e formas de vidas primitivas do período oitentacenário.

2.Passei tarde inteira olhando folha por folha com uma delicadeza que não tenho nem com o meu filho de dois anos.

3.Os servidores públicos viraram meus brothers, me ofereceram água, perguntaram se eu havia almoçado e até me deixaram fotografar os documentos, ali vi que eles apesar de exercerem a burocracia, não são culpados por ela.

4.Me perguntaram a importância dos documentos que eu analisava, e expliquei detalhadamente, ficaram surpresos, pois segundo eles, aquele calhamaço velho e encardido estava jogado em algum canto como se nada fosse.

5.Descobri coisas incríveis, mas o que mais me surpreendeu foi uma declaração de amor no verso de um documento, escrito à lápis, "Um beijo pra você! Do seu admirador secreto!", fiquei curioso demais, compartilhei o achado com os servidores, e ficamos rindo um bom tempo, conjecturando se o amante havia se revelado e se ficaram juntos ao fim, nunca saberemos.

6.Ao fim selecionei nada menos que 150 páginas para copiar.

7.Ao tentar emitir o DARF para pagar as cópias, o site da Secretaria de Fazenda não está emitindo, e não faço ideia de como vou fazer para ter as minhas cópias.

8.Hoje é sexta e só vou saber como resolver isso na segunda...

E essa porra continua!

******************

Por
Don Juan Ricthelly

AVENTURAS BUROCRÁTICAS — PARTE III

Como relatado anteriormente... A saga continua!

Sei que muito de vocês estão amando essa história de dor e sofrimento que parece não ter fim, sigamos com ela...

1.Não consegui emitir a guia para pagar pelas 150 cópias que preciso, dos documentos que encontrei com muita dificuldade.

2.Fui até o posto de atendimento da Secretaria de Fazenda pedir ajuda, e um funcionário mal humorado querendo se livrar do problema, simplesmente disse que está emitindo sim, e que caso não consiga devo buscar o órgão responsável.

3.Chegando em casa consegui finalmente abrir a página das guias, mas sem sucesso na emissão.

4.Liguei lá no órgão que exige a guia de pagamento, e fui chutado de um ramal para o outro até chegar em alguém que poderia me ajudar, me foi explicado como faria para emitir a guia, segui o passo a passo e nada, nem mesmo a funcionária estava conseguindo acessar a emissão, expliquei para ela que era alguma coisa no computador, ela me disse que chamaria o cara da informática pra resolver e me ligou depois de 30 minutos.

5.Tentamos com o meu CPF e não deu, ela sugeriu que eu tentasse com um CNPJ, liguei para o meu pai, pedi o CNPJ dele e tentei, nada, liguei de volta para a moça e pedi que tentasse fazer lá com o CNPJ e que me enviasse por e-mail, ela tentou e não conseguiu também, e me disse para procurar a Secretária de Fazenda.

6.Tentei ligar lá do meu celular, mas só aceita chamadas de telefone fixo, e o meu telefone fixo está mudo.

7.Vou pessoalmente no posto de atendimento da Secretaria de Fazenda do Na Hora e acho que eles vão me mandar buscar o órgão responsável pela guia, que já me mandou buscar a Secretária de Fazenda.

8.Estou sentindo um misto de raiva, tristeza e ódio, talvez ao fim disso tudo, caso haja um fim, vou buscar ajuda psicológica, estou começando ficar realmente abalado com essa porra toda! Caralho!!!! Eu só quero tirar cópias da porra de um documento que ninguém nem liga, só isso!

E ESSA PORRA CONTINUA!!!

******************

Por
Don Juan Ricthelly

AVENTURAS BUROCRÁTICAS — PARTE IV

E a história continua...

Como relatado anteriormente...

Sigo nessa saga sem fim em uma tentativa quase que heróica de tentar tirar cópias de um processo que estava abandonado em um órgão público qualquer, quem quiser acompanhar com detalhes o narrado até aqui, basta consultar a minha time line...

1.Ontem fui até o posto de atendimento da Secretaria de Fazendo do Na Hora, expliquei a história para o servidor, ele solicitou que eu fosse até a agência da própria secretaria, que por sorte era perto;

2.Chegando lá, peguei uma senha e fiquei uns 30 minutos esperando a minha vez.

3.Fui chamado e expliquei calmamente a história para a servidora, que só queria que emitissem um DARF para que eu pudesse pagar e ter acesso às cópias que solicitei em outro órgão público.

4.Ela me disse que não era lá, eu disse que só podia ser lá, ela disse que não, eu disse que era, que eu queria que fosse... Então ela chamou o chefe dela, expliquei mais uma vez toda a história para ele, que me ouviu comovido, e então disse: 

-Não é aqui, é lá!
-Mas lá eles disseram que era aqui!

-Mas é lá! Tem uma norma nova que mudou o sistema e as regras, então é lá!

-Qual a norma?

-A Lei X! 
-Qual o nome do sistema novo?

-SISLANCA?

-Quê?

-SISLANCA!

-Parece o nome daquele país asiático SRI LANKA!

-Nunca ouvi falar!

-Nem eu havia ouvido falar do SISLANCA!

5.Sai de lá, liguei imediatamente no órgão que está com os documentos que preciso, o pessoal já me conhece pelo nome e tenho até apelido “O rapaz do DARF”, expliquei pra eles que era com eles mesmo, disseram que não, que era com a Secretaria de Fazenda, aí tive que explicar que de acordo com a Lei X, o sistema mudou e que eles poderiam fazer isso por meio do SISLANCA, aí a servidora disse surpresa:

-Ah é? Eu não sabia! Posso te ligar daqui meia hora?

-Pode.

6.Ela me liga, diz que o órgão não está cadastrado no SISLANCA e que enviou uma solicitação para a Secretaria de Fazenda para que cadastrem eles, para completar disse que isso pode levar alguns dias, perguntei quantos e ela não soube responder!

E agora estou aqui narrando essa tragédia, para não guardar isso dentro de mim, e acabar somatizando toda essa angústia, podendo ter um câncer ou outra doença pior daqui uns anos.

E ESSA MERDA CONTINUA!!! SOCORRO!!! ME AJUDEM!!! OREM POR MIM! FAÇAM SACRÍFICIOS! DESPACHOS! MAGIA NEGRA! OU QUALQUER PORRA QUE TERMINE COM ISSO DE UMA VEZ POR TODAS!

============
Facebook do autor:
https://m.facebook.com/juan.ricthelly?ref=bookmarks