Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 17 de junho de 2019

A prioridade continua sendo a Previdência, mas quem chegou às manchetes foi a politicalha do ideólogo

Segunda, 17 de junho de 2019


Por
Helio Fernandes*

Levou 1 mês para derrubar o general convictamente democrata, que resistia e não se entregava. Teve que enfrentar publicamente um festival de palavrões, com o ideólogo utilizando seu enorme acervo.

Ganhou o apoio de Bolsonaro e família, derrubou o general.

O alvo: Santos Cruz, Secretario do Governo, trabalhando no Planalto.
Currículo exemplar, competente e combatente pela PAZ. Designado pela ONU para chefiar a missão no Haiti, fez um trabalho tão bom, que na primeira oportunidade foi indicado pela ONU, para a mesma função no Congo. Novo sucesso.

No auge da controvérsia e da contradição, marcou sua posição e Convicção com uma frase explicita e implícita: "A liberdade de imprensa é à base da democracia".

Derrubado o general, o ideólogo se empenha em nova batalha campal para indicar o embaixador nos EUA, onde mora. (O cargo está vago). Para registrar seu prestígio, dividiu a operação em duas partes.

1- Determinou a promoção a embaixador, (Ministro de Primeira), do ministro de Segunda numero 43. ( Como se diz no Exercito, dará "carona" em 42 colegas).

2- Tudo está sendo preparado para a indicação a embaixador nos EUA.

Vai levar algum tempo. Preparado pelo chanceler. Garantido pelo capitão-presidente.

PS- Podem ficar assombrados o presidente Trump, (que tem que apoiar a indicação) já sabe de tudo. São irresponsáveis, mas precavidos.

PS2- Nova vitoria insofismável do ideólogo.

CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA
Já escrevi esse titulo varias vezes. Ha meses o STF trata do assunto. E foi sempre adiando a decisão. Até que anteontem, chegaram a um resultado: 8 a 3 pela criminalização. Criminalmente equiparado ao crime de racismo, com a mesma condenação.
Imaginava, (e escrevi) que a decisão seria unânime.Felizmente, 2 ministros que não apoiaram a criminalização, percorreram um caminho honroso.
Decidiram que a questão era da alçada do Legislativo e não do Judiciário. (STF).
O EXAGERADO PAULO GUEDES, E O PROJETO INSENSATO
“A Caixa enviou 3 bilhões para o governo. Durante o ano, enviaremos mais 20 bilhões”. É para completar e complementar as PROMESSAS falsas do projeto da Previdência:" Em 10 anos economizaremos 1 trilhão, criaremos 8 milhões de empregos.
Quando o país e a comunidade começarão a ser beneficiados?
Imediatamente, como todos esperam? Os resultados surgirão em 10 anos ou perto disso?
A confusão é total, como dizia Machado de Assis. O presidente da Comissão Especial e o relator, (que nem conhecem o famoso escritor) embarcaram na confusão e acrescentaram a contradição. Entregaram o projeto, sem os governadores e prefeitos.
Insensatos, depois de meses, agora querem a recolocação deles no projeto. Sem governadores e prefeitos o fracasso da tramitação será mais estrondoso. No ato e nas conseqüências.
Nos números, fizeram "uma conta de chegar vergonhosa". Num projeto dificílimo, com a duração de 10 anos, estabeleceram a economia em 913 bilhões. Isso mesmo. No projeto, Guedes pelo menos fez uma projeção,
(que não será alcançada de jeito algum) com base inicial, mas aceitando como final, de 1 trilhão.
Relator e presidente da Comissão, não querendo ficar muito longe de Guedes, previram até a fração. Se tivessem colocado 900 bilhões redondos, obteriam mais credito. Pelo menos simbólico.
PS- A "salvação nacional”, (como Guedes e Bolsonaro gostam de rotular) é e será o fracasso anunciado.

O BISPO (?) MALAFAIA PRESSIONA BOLSONARO: QUER IR PARA O STF
“E o capitão imediatamente de forma indireta vem a publico:” O STF precisa ter um ministro evangélico". Ele tem compromisso publico e notório com Sergio Moro. Sem ele provavelmente quase certo, não seria presidente. Agora, na tremenda embrulhada em que se meteu, Moro foi defendido pelo capitão.
Textual: ”O serviço que ele prestou não tem preço". Bolsonaro sabe o que está dizendo, ninguém esperava que confessasse.
Nem que preterisse Moro, para beneficiar o "Bispo" ambicioso.
MEIA NOITE, DOMINGO PARA SEGUNDA
Bolsonaro e Guedes ficaram irritadíssimos com o relatório que chamam de deformado. Conversaram muito entre eles e depois com Rodrigo Maia.
O capitão informou: “Vou utilizar toda a semana para conquistar 3 objetivos, fundamentais".
1- Reincluir governadores e prefeitos.
2- Colocar com destaque a CAPITALIZAÇÃO.
3- Permitir modificações sem recorrer obrigatoriamente á Constituição, como está no projeto inicial.
Perde o 2 e o 3, pode ganhar o 1.
Guedes, arrogante e imprudente:" O Congresso recuou, pode derrotar a Nova Previdência".
Maia foi taxativo: "Não entro nessa crise” (são fabricantes de crises). 

Mas vai trabalhar para governadores e prefeitos.
CAPITALIZAÇÃO não é aprovada de jeito algum.
PS- Será uma semana de confronto aberto: Executivo e Legislativo.

CLOVIS ROSSI
Perda colossal. Repórter. Diretor de redação. Correspondente na Argentina, mais tarde na Espanha. Comentarista internacional bem informadíssimo. Leitura diária. Obrigatória. Intransferível.
O DESASTRADO E DESORIENTADO CAPITÃO
Uma semana inteira de derrotas no Congresso. E no plano individual, destruiu a credibilidade até no que chamou de autocrítica. Começou com mistificação. Textual: "Em quase 6 meses de governo, acho que NÃO cometi NENHUM erro grave".
48 horas depois demitiu o Secretário do Governo, general Santos Cruz.
Sacrificou um personagem competente, democrata exemplar, para agradar ao ideólogo de extrema direita. A semana avançou, demitiu outro general que presidia os Correios. Não concordou com a privatização.
No sábado consumou a "demissão branca" do presidente do BNDES, indicação direta do ex-poderoso Paulo Guedes. Declarou publicamente: "O presidente do BNDES está com a cabeça a prêmio". Nem se incomodou que com isso atingia o ministro da Economia.
PS: A ação desastrada do capitão atravessou até o calendário.

Ontem, domingo, acordou com a noticia de que, Joaquim Levy pedira demissão. Voltou a dormir.
PS2: Na verdade, administrativa, política, moral e socialmente, raramente está acordado.
-----------------
*Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor