Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 9 de junho de 2019

Estudante da UFMG é um dos 15 líderes jovens mais influentes do mundo

Domingo, 9 de junho de 2019

Escolha foi feita pela União Europeia; Louison Mbombo dirige organização que combate a malária na África

quinta-feira, 30 de maio 2019



Louison
Louison Mbombo: chance de firmar parcerias para impulsionar o trabalho de prevenção e investigação da doença
Carol Morena / Faculdade de Medicina

O estudante de Medicina da UFMG Louison Mbombo foi incluído, pela União Europeia, em uma lista dos 15 jovens líderes mais influentes do mundo em 2019. Por conta disso, ele vai participar do European Development Days, congresso que será realizado em 18 e 19 de junho, em Bruxelas, capital da Bélgica e sede da União Europeia. Nele, serão discutidos os desafios impostos pelas desigualdades na saúde e na educação.

Louison, de 23 anos, apresentará a experiência da organização Solidariedade Na Mokili, fundada por ele e sem fins lucrativos. A ONG já tratou 30 mil pessoas com malária na República Democrática do Congo e beneficiou mais de 10 milhões de pessoas desde sua criação, em 2015.
O estudante foi escolhido entre 404 candidatos de 99 países para compartilhar suas habilidades, experiências e contribuições com chefes de estados, diplomatas, acadêmicos, entre outros representantes. Mais de oito mil pessoas deverão participar do Congresso. “Levar o nome da UFMG é muito importante porque mostra o que a Universidade está produzindo e o perfil de alunos que ela forma”, ressalta Louison Mbombo.
Em 2017, o projeto de combate à malária do Congo desenvolvido pela ONG foi destaque na competição de empreendedorismo cidadão da Unesco (primeiro lugar na categoria popular e terceiro lugar geral). A meta da organização é erradicar a malária no país até 2030. Para tanto, a intenção é avançar na prevenção e investigação da doença, angariar fundos para o tratamento e fornecer educação sanitária às famílias.
O estudante, que embarca para Bruxelas em 9 de junho, acredita que será uma oportunidade para firmar parcerias. “Fui convidado para participar da sessão sobre o fundo global para luta contra malária, HIV e tuberculose. É uma grande oportunidade, pois é a instância que financia projetos como o que eu desenvolvo", avalia.
Louison Mbombo  também foi convidado para participar de outro evento na União Europeia, o Friends of Europe, que propõe reflexões sobre políticas para enfrentar os desafios contemporâneos.
Desenvolvimento sustentável
Além de Lousion, outra brasileira, Leticia Pinheiro Rizério Carmo, 24 anos, formada em Engenharia Civil pela UFMG, também integra o grupo de jovens líderes escolhido pela União Europeia. Leticia é bolsista da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável, programa da ONU por meio do qual desenvolve o projeto As vozes das mulheres de Belo Horizonte: construindo coletivamente espaços públicos seguros e inclusivos para todos.


Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina
==========
Comentário do Gama Livre: Isso é 'BAL-BÚR-DIA'. Isso é UNIVERSIDADE FE-DE-RAL. Isso é que é ótimo!