Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 16 de junho de 2019

Pomar solidário no Park Way

Domingo, 16 de junho de 2019
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

No Pomar Comunitário, moradores do Park Way compartilham gratuitamente suas colheitas de hortigranjeiros.

Na quadra 14, conjunto 5, em frente ao lote 2, um abrigo de ônibus foi revitalizado e decorado para abrigar o projeto. Ali, cada morador deixa o que colheu: chuchu, laranja, banana, batata…, o que for. E quem não tem, pega o que desejar.

Por
Chico Sant'Anna
O Park Way é um bairro onde muitos moradores cultivam arvores frutíferas e até mesmo hortas com legumes e verduras. Na maioria dos casos, as produções caseiras ultrapassam o consumo dos moradores e familiares. Pesquisa acadêmica realizada por uma das moradoras, Giovanna Mundstock, demonstrou que 84% dos moradores ouvidos relatam não conseguir consumir sozinhos a produção de suas casas e que 55% deles relataram haver grande desperdício de frutas

Foi diante desse quadro que Giovanna, se valendo do velho adagio popular “quem tem, põe, quem não tem, tira” implementou o Pomar Solidário do Park Way. A iniciativa atendeu aos anseios de 85% dos moradores ouvidos na pesquisa, que manifestaram interesse em doar para vizinhos, colaboradores ou instituições de caridade suas colheitas domésticas.