Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 21 de junho de 2019

La Negra en mi voz. Ana Negrello canta Mercedes Sosa neste sábado (22/6) no Clube do Choro de Brasília

Sexta, 21 de junho de 2019
O espetáculo foi apresentado na Argentina, Uruguay e em várias cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.


La Negra en mi voz
Ana Negrello canta Mercedes Sosa

ANA NEGRELLO é cantora e compositora gaúcha, formada em música pela UFSM- Santa Maria e está radicada em Florianópolis há 10 anos.

Canta a música latina desde cedo e já fez diversas apresentações pelos países da América Latina (Argentina, Uruguay, Paraguay e Chile).

Desde adolescente participava de festivais de música nativista em diversas cidades do seu Estado originário (RS). Sua cidade natal, Erval Seco, se localiza na região noroeste do Estado e fica perto da fronteira com a Argentina.

Quando criança tinha por costume escutar as rádios " castelhanas ". Daí vem o gosto por tangos e boleros.

Mas uma voz especial soava mais que as outras aos ouvidos de Ana Negrello.

A maneira clara, firme e sensível de cantar a nossa América Latina com todas as suas alegrias e seus dissabores. A música como bandeira de luta por um mundo mais humano e igualitário tinha um nome: Mercedes Sosa.

Nascida em 9 de julho de 1935, em San Miguel de Tucumán (Argentina) e falecida em 4 de outubro de 2009, Buenos Aires (Argentina) com o nome de Haydée Mercedes Sosa nasceu em uma família de trabalhadores. Seu primeiro contato com a fama ocorreu aos 15 anos, quando ganhou um concurso de talentos promovido pela rádio de sua cidade natal, a LV12, apresentando-se sob o pseudônimo de Gladys Osorio. Foi o início de uma carreira dedicada, principalmente, à música folclórica argentina e latino-americana.

Apelidada de "La Negra", Mercedes Sosa também era chamada de "voz de uma maioria silenciosa" e "voz da América Latina". Sua versão da música Gracias a la vida, da chilena Violeta Parra, tornou-se um hino para os esquerdistas de todo o mundo, principalmente durante a ditadura militar argentina, quando Mercedes, depois de ser presa, exilou-se na Europa.

Conhecida por seu longo cabelo negro, pelos ponchos que utilizava em seus espetáculos e por sua poderosa voz de contralto, Mercedes Sosa optou, desde cedo, por um repertório que somava lirismo e protesto político, tornando-se um dos principais expoentes do movimento "Nuevo cancioneiro", que pretendia redescobrir as raízes da música folclórica e, ao mesmo tempo, denunciar a desigualdade social e as injustiças da América Latina.

Mercedes nunca participou ativamente da vida partidária. "Eu nasci para cantar", ela dizia. "Minha vida é dedicada a cantar, a encontrar canções e a cantá-las. Se eu me envolvesse na política, teria que negligenciar aquilo que é mais importante para mim, a canção folclórica".

Prêmios
Quando de seu regresso à Argentina, em 1982, Mercedes Sosa foi aclamada por todo o país. Logo depois, iniciou uma turnê pelo mundo. Em Nova York, no Carnegie Hall, o público a aplaudiu de pé durante dez minutos.

Suas canções e seu compromisso político lhe asseguraram inúmeros prêmios, como a Ordem de Comendador das Artes e das Letras da República Francesa, o Grande Prêmio do Conselho Argentino de Música e Secretaria Regional para América Latina e Caribe da Unesco, e o prêmio do Conselho Internacional de Música (CIM) da Unesco.

Nos últimos anos, mesmo enfrentando problemas de saúde, Mercedes Sosa continuava a cantar. Seu último álbum, Cantora 1, alcançou significativa vendagem e foi indicado a três prêmios no Grammy Latino, com entrega marcada para 5 de novembro de 2009, em Las Vegas (EUA).

Mercedes Sosa faleceu aos 74 anos.

Desde então, Ana Negrello resolveu homenageá-la dedicando um show com as suas melhores e mais conhecidas canções que ela gravou. Depois de muitas pesquisas e escolha de repertório, em 2014, com a direção de Fabio Maus o DVD - La Negra en Mi Voz- Ana Negrello canta Mercedes Sosa foi gravado ao vivo em Florianópolis - SC.

O espetáculo foi apresentado na Argentina, Uruguay e em várias cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Em 2019, para lembrar os 10 anos da partida de Mercedes Sosa, Ana Negrello retoma este show que continua sob a direção de Fabio Maus - que lhe acompanha no contrabaixo -, Ranier Paulon - percussão - e Marco Oliveira - violão.

Com certeza um passeio pela música latina de todos os tempos e uma justa homenagem àquela que para sempre será "a VOZ DA AMÉRICA LATINA".

SHOW: LA NEGRA EM MI VOZ – ANA NEGRELLO CANTA MERCEDES SOSA
BANDA: FÁBIO MAUS (CONTRABAIXO E DIREÇÃO MUSICAL), GOCHA PARCIÚNCULA (VIOLÃO), ROGER OLIVEIRA (ACORDEOM) E RANIER PAULON (PERCUSSÃO)
LOCAL: CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA
DATA: 22/06/2019
HORÁRIO: 21H30
INGRESSOS: 40,00 (Inteira); 20,00 (meia entrada).

-->