Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 26 de junho de 2019

O capitão continua movimentando o show de besteiras

Quarta, 26 de junho de 2019
Por
Helio Fernandes*

O general e ex-ministro Santos Cruz, acertou em cheio. Em pleno coração. Mas Bolsonaro insiste em exibir e verbalizar seu medíocre tatibitate, nas redes e TVs. Deplorável. Lamentável. Insuportável.

E sem o mínimo de auto critica: "A oposição critica porque sou bom de papo". Não para de falar, basta entrar nas redes ou ligar a televisão lá está ele, geralmente se desmentindo. Vou selecionar as besteiras dos últimos dias,naturalmente entre aspas.

1- "Não queria mais 4 anos de mandato. Mas se o povo quiser, atenderei. E todos votarão em mim". Isso no auge da impopularidade.

No apogeu da incompetência. No máximo do fracasso.

2- "O Congresso quer me transformar em rainha da Inglaterra". Ora, o Congresso é um dos Poderes, relacionamento indispensável, Legislativo-Executivo. Ele mesmo coordenou um Pacto Republicano, "assinaremos em 10 de junho".

Garanti, não assinariam, "é rigorosamente inconstitucional". Junho está indo embora, não assinaram nem explicaram para a coletividade.

3- "Os partidos querem indicar ministros, isso é impossível". Logo depois conclui, culpando a si mesmo:"A forma da escolha está errada, vou mudar tudo". A culpa é dele mesmo, insiste nos erros e equívocos.

4- Apenas um disparate, voluntariamente praticado por ele, agora no STF. Outra besteira. Sem vaga, insistiu que nomearia Moro.

Inesperadamente vai pra TV, retumba, "o STF precisa de um ministro evangélico".

5- Ainda sem vaga, nos bastidores, trabalha um nome, sem credenciais. O bispo (?) Malafaia.

O CAPITÃO CONTINUA SEU ROTEIRO DE INCOMPETÊNCIA

Assusta pela imprudência e pelo desconhecimento do que é prioridade para o desenvolvimento e progresso. Anuncia: "Vamos conceder e construir 16 mil quilômetros de rodovias". Num país que tem grãos como poder maior na exportação, concentramos todo transporte no degradável e ultrapassado caminhão.

Quando Henry Ford lançou o primeiro automóvel, em 1890, os EUA começaram a construir ferrovias. Entraram em litígio e invadiram as poderosas fazendas, para abrir caminho para as progressistas ferrovias. Há 50 anos têm a maior rede ferroviária do mundo, e não desprezam ou abandonam o setor.

Nós não abrimos ferrovias nem cuidamos da segurança das estradas. 

O maior índice de assaltos atinge precisamente os caminhões.

O "presidente" torturador, Garrastazu Médice, gastou uma fabula de dinheiro para abrir a inacreditável Transamazônica. Que se disse na época, "ligava o nada a coisa alguma". Hoje, totalmente abandonada.

PS- 16 mil quilômetros de ferrovias, seria um passo enorme para o progresso.

"DEMOCRACIA EM VERTIGEM"

Assisti ontem, na Netflix, esse filme da jovem Petra Costa. Excelente do principio ao fim. Ideia, direção, roteiro, do impeachment da presidente Dilma á prisão do ex-presidente Lula.Todos os fatos que aconteceram desde a reeleição da Dilma. E do processo do Aécio Neves, que não se conformou com a derrota.

Os fatos que nos agradaram ou revoltaram nos últimos 4 anos, são mostrados, lembrados ou relembrados, como aconteceram e quando aconteceram. A conspiração parlamentar coordenada e executada por Aécio Cunha e Temer é um momento importante da traição e da História. 

O filme é de 2018. E não será exibido nos cinemas.

O STF É INACREDITÁVEL, INVIÁVEL, INCOMPREENSÍVEL

Depois de terem marcado o julgamento de Lula para 1 de agosto, (já que julho será totalmente do recesso, que começa depois de amanhã) ontem terça, às 3 da tarde decidiram, SOBERANAMENTE, julgar o HC do ex-presidente.

A surpresa foi total quando se soube que Gilmar Mendes LIBEROU a Segunda Turma para julgar imediatamente o HC. Só os 5 ministros ficaram sabendo, os outros 6, (que completam o STF) só tomaram conhecimento depois.

Essa Segunda Turma é historicamente ditatorial. Durante um longo tempo, Gilmar, Lewandowski e Dias Toffoli, libertavam ou mantinham presos de acordo com a VONTADE deles. Com Toffoli FEITO e não ELEITO presidente, garantiam que a composição mudaria totalmente.

Toffoli foi substituído por Carmen Lúcia, de formação, convicção e votação (nos mais diversos casos inteiramente diferente de Toffoli) o que permitiu que muitos analistas e especialistas, sentenciassem: "3 a
2 agora, nunca mais ou não antecipado", como acontecia nos tempos de Toffoli.

Foram julgados, ontem, 2 HC impetrados por Lula. O primeiro foi recusado pelo ministro Fachin, relator da Lava-Jato. Foi coerente, pois sempre votou contra. O que não significa que tenha sido justo.

Antes das 5 da tarde já havia devolvido.

Faltava o outro HC, esse demorado e retardado, na expressão sem exorbitância da palavra.

(Às 4 da tarde, o Canal Bloomberg, dos 13 anos eleito prefeito de Nova Iorque) informava: "por 3 votos a  2 , Lula perde o segundo HC e continua preso".

Muita confusão, falta de disposição para terminar um julgamento que vem do ano passado. E é o próprio STF que complica tudo. Muitas vezes fica a impressão que não querem mesmo chegar a um resultado.

O ministro Gilmar Mendes apresentou proposta de liberdade PROVISÓRIA para Lula, até que o julgamento termine definitivamente. Depois de quase 2 horas, por 3 a 2, Lula continua preso. O voto decisivo foi de Carmen Lucia.

Nenhuma surpresa. Durante todo o tempo em que presidiu o STF, ela se recusou a pautar julgamento que poderia favorecer  o ex-presidente.

Falta decidir a parcialidade ou imparcialidade do então juiz Sergio Moro.

PS- E qualquer que seja o resultado, caberá recurso para o plenário.

PS2- Não se sabe quando terminará. Por causa disso, a liberdade PROVISÓRIA, justíssima.

*Fonte: Blog Oficial do Blog do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com a citação do autor.