Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 6 de março de 2020

Nos ajude a aumentar a mobilização por #JustiçaParaMarielle

Sexta, 6 de março de 2020

Olá,

Já são quase dois anos que seguimos perguntando e exigindo respostas para o assassinato de Marielle Franco e do seu motorista, Anderson Gomes. São dois anos em que repetimos sem parar, para todo o mundo, que o assassinato de uma defensora de direitos humanos é uma tentativa de silenciar e colocar medo em todas e todos que também lutam e defendem nossos direitos. Dois anos é tempo demais! A impunidade não pode ser a resposta das autoridades. É hora de intensificar a mobilização e exigir #JustiçaParaMarielle! Não nos calaremos! Compartilhe nas suas redes a nossa petição com seus amigos e amigas!



E quando digo nós, ..., estou me referindo ao nosso movimento e incluindo você. Porque sem seu apoio e mobilização, a força da nossa pressão não teria sido a mesma. Você foi fundamental para que atuássemos no caso desde o primeiro dia!

Fomos às ruas e ocupamos espaços. Mobilizamos as redes e a Anistia Internacional em todo o mundo para aumentar a pressão sobre as autoridades do Estado do Rio de Janeiro, responsáveis pelo caso, e as Embaixadas do Brasil no exterior. Percorremos países juntos com a família de Marielle e entregamos para eles mais de 30 mil cartas de solidariedade da campanha global Escreva Por Direitos. Fica aqui o nosso muito obrigada <3 strong="">

Ao longo destes dois anos de investigações, temos exigido transparência das autoridades e mobilizado milhares de pessoas a cobrarem uma resposta definitiva para a pergunta: Quem mandou matar Marielle, e por quê? No Brasil e no mundo inteiro, o grito por justiça cresceu!

No dia 14 de março de 2019, junto com a família de Marielle, fomos recebidos pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado, Eduardo Gussem, e pelo governador do Rio, Wilson Witzel. Na ocasião, ouvimos a promessa do total comprometimento com as investigações e entregamos um manifesto com 780 mil assinaturas, resultado da mobilização nacional e internacional.

Um ano se passou e este período foi marcado por silêncio das autoridades, vazamentos de informações e aparente uso político do caso. Falta transparência, falta compromisso com a verdade e com a justiça, faltam respostas! Defensores de direitos humanos são pessoas que atuam por um mundo mais justo para todas e todos, são pessoas que se dedicam a garantir nossos direitos mais básicos. Infelizmente, Marielle não foi a primeira defensora de direitos humanos assassinada no Brasil e, para nós, a falta de resolução do brutal assassinato da vereadora do Rio de Janeiro é um forte indicador de que as autoridades toleram as violências cometidas contra ativistas.

Precisamos da sua ajuda para continuar a pressão. Você que já assinou a petição, agora é hora de convidar a sua rede a somar forças para exigir que as investigações do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes sigam até que os autores intelectuais sejam identificados e levados à justiça.

 

Não vamos parar! Exigimos respostas! Não descansaremos até que se faça justiça para Marielle e Anderson, e até que todos os defensores e defensoras de direitos humanos estejam seguros para atuar neste país.
Seguimos juntos e juntas,
Jurema Werneck
Anistia Internacional Brasil