Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Deputado quer explicações do Exército sobre treinamento de recrutas em redes sociais

Quarta, 9 de setembro de 2020
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

O parlamentar paulista teme que o Exército Brasileiro possa ser usado numa estrutura que, “constantemente, atua de forma a atacar os pilares que sustentam nosso Estado Democrático de Direito e é motivo de preocupação recorrente de todos aqueles que honram seu compromisso com a Constituição Brasileira”.

Por Chico Sant’Anna

O treinamento de soldados do Exército para serem ativos nas redes sociais é alvo de um pedido de esclarecimento por parte do deputado Federal, Ivan Valente – Psol/SP. O parlamentar quer que o ministro da Defesa, Gal. Fernando Azevedo e Silva, explique as razões e os motivos que levaram o Exército Brasileiro a executar formação em Comunicação Social, incluindo a formação em mídias sociais, na instrução de seus recrutas. Solicita, ainda, cópia integral do programa pedagógico e dos documentos que informem o conteúdo das instruções sobre comunicação social, notadamente em mídias sociais. Como noticiado aqui nesse blog, o projeto da Tropa Terrestre, já em ação, visa capacitar a tropa, inclusive recrutas – são 80 mil novos rapazes a cada ano -, para interagir nas diversas plataformas e aplicativos.

Leia aqui:

O Exército tem ciência de que “as mídias sociais estão sendo apropriadas por pessoas, empresas e instituições como grandes veículos de comunicação ou de mobilização, especialmente porque as redes sociais proporcionam informações rápidas e abrangem grande número de interessados” – conforme salienta sua cartilha de Segurança nas Redes Sociais. Desde 2010, enquanto instituição, a Força Terrestre atua nas redes sociais, notadamente no Twitter, Facebook, Youtube, Instagram e por meio do blog EBlog.