Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 1 de novembro de 2020

CCCP: Os russos venceram as tropas francesas. Estratégia da terra arrasada e o frio facilitaram a vitória. Veja como foi a guerra

 Domingo, 1º de novembro de 2020

Foram 4 golpes mortais de foice contra 2 bailes dos franceses. No embate entre os soviéticos do CCCP e os franceses do Montpellier, os russos levaram a melhor ontem, sábado (31/10) à tarde, no campo de batalha, a Arena Cruzeiro, no Parque Ecológio do Gama (DF).

Os 4 golpes fatais de foice foram desferidos pelos combatentes russos Криштиану, Уильям, Марсело, Него Эдсон. Isto é, por Cristianinho, William, Marcelão  e Nego Edson. Já os dois goles das tropas francesas foram de Bouche (Bocão) e Ronaldo.

Os snipers soviéticos. Криштиану, Уильям, Марсело e Него Эдсон (Cristianinho, William, Marcelão  e Nego Edson)

No embate de ontem entre russos e franceses, alguns franceses chegaram a alegar que a derrota decorreu de fenômeno que guarda alguma semelhança com A derrota de Napoleão Bonaparte, em 1814-1815 para os russos.

Alegam tais franceses que a derrota só ocorreu em razão do frio que fez no segundo tempo da partida. Realmente o frio aumentou muito nesse tempo do jogo. Lamentaram que mais uma vez perderam a guerra para os russos em razão do frio.

Ocorre que na guerra entre as tropas de Napoleão Bonaparte e as tropas da União Soviética, em 1814—1815, realmente o frio rigoroso do inverno do país soviético contribuiu muito para a derrota dos soldados franceses, mas isso não foi tudo, não foi o mais importante. O mais importante para a derrota de Napoleão naquela guerra guarda semelhanças com o ocorrido ontem no Gama, sim. Se o frio era intenso na União Soviética, no Gama (DF) a temperatura esfriou de uma hora pra outra, caindo muito no segundo tempo do jogo. Ocorre que o CCCP usou a mesma estratégia de guerra (jogo) que os russo usaram contra a invasão das tropas de Napoleão. Usaram a estratégia de terra arrasada que foi o principal motivo da vitória.

Na União Soviética, quando as tropas de Napoleão foram avançando, os soviéticos usaram essa estratégia de terra arrasada. Cidades inteiras na rota da invasão foram evacuadas, todos seus moradores saíram, mas ao saírem levavam toda a comida e água, a que não podiam levar era queimada ou estragadas. As casas destruídas, tudo arrasado. Ao chegar as tropas francesas, nada encontravam, como o suprimento de alimentos era difícil de levar eles foram praticamente sendo derrotados por essa estratégias. E aí a coisa ficou ruça (sem trocadilho). De qualquer forma o Napoleão ordenava que suas tropas avançassem. Exauridas, com poucos alimentos, receberam o último golpe, o golpe do inverno rigoroso. De milhares e milhares de soldados franceses, apenas uma pequenina parte, uns 27 mil conseguiram voltar, estropiados, famintos, doentes, à França. 

E que tem a ver essa estratégia toda com o jogo de ontem no Campo do Alvorada, no Gama, DF?

Muito! Os soviéticos usaram a tática da terra arrasada também. Quando os combatentes do Montpellier avançavam, os soviéticos do CCCP tiravam a bola da rota de avanço. Aí, quando veio o frio do “inverno do Gama” nem bola existia mais nos pés deles, e o frio contribuiu para a vitória do CCCP. Pelos 4 a dois.

Sou torcedor do Bahia, gostaria de vê-lo aqui em Brasília, ganhando para que eu pudesse soltar o grito de guerra da torcida do Tricolor Baiano. Aquele grito que sempre tremeu o Estádio da Fonte Nova (Arena é o...). Como não tem Bahia jogando no Gama, vou gritar aqui também?

“Bora CCCP minha pooooorrrrrrrrraaaa!!!!!!"