Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Comissão da OAB: Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade e contra a humanidade

Quarta, 14 de abril de 2021

Segundo o parecer, Bolsonaro precisa ser responsabilizado pelas mortes de mais de 355 mil brasileiros na pandemia - Créditos da foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

"REPÚBLICA DA MORTE"
Comissão da OAB: Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade e contra a humanidade

Comissão avaliou as ações do presidente durante a pandemia e concluiu que ele agiu deliberadamente para propagar o vírus

Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) | 13 de Abril de 2021


A comissão criada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) chegou à conclusão que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cometeu crime de responsabilidade em sua conduta no enfrentamento à pandemia.

A situação pode gerar um processo de impeachment ou uma denúncia por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.

De acordo com o parecer, o presidente agiu deliberadamente para propagar o vírus da covid-19 e precisa ser responsabilizado pelas mortes de mais de 355 mil brasileiros na pandemia, consideradas pela entidade como homicídio.

A decisão foi encaminhada para o Conselho Federal da OAB. Assim, os representantes das seccionais estaduais vão decidir se será apresentado um pedido de impeachment contra Bolsonaro. 

Segundo os juristas, o presidente cometeu atos deliberados a favor da disseminação do vírus. "Por meio de sistemáticas ações e omissões, o governo Bolsonaro acabou por ter a pandemia sob seu controle, sob seu domínio, utilizando-a deliberadamente como instrumento de ataque (arma biológica) e submissão de toda a população".

Além disso, eles afirmaram que houve um desinteresse do governo em negociar as vacinas com a Pfizer, que teve um atraso na compra da Coronavac e que também teve uma resistência em operacionalizar medidas de restrição de circulação de pessoas e atividades comerciais recomendadas por especialistas.

Edição: Leandro Melito