Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 18 de abril de 2021

BRT-Sul: Novas linhas do Gama e Santa Maria atenderão o Park Way

Domingo, 18 de abril de 2021

Do Blog Brasília por Chico Sant'Anna











As linhas dos ônibus do BRT-Sul podem ser expressas, sem paradas ao longo do percurso, salvo na Estação Floricultura, os paradoras, que podem pegar e deixar passageiros ao longo do ititnerário. Há linhas que trafegam pela W.3 Sul, pelos Eixos Auxiliares e pelo Eixão, essas últimas do tipo expresso. Foto de Tony Winston/Agência Brasília.

Para viajar nos ônibus do BRT é necessário portar o cartão magnético do transporte público. O cartão permite a integração a outros tipos de transporte, seja o metrô ou ônibus convencionais. Esse é o maior problema para os moradores do Park Way, pois são raras as linhas internas de ônibus e as existentes tem poucas frequências. Por exemplo, a linha que atende Park Shopping – SMPW Qd 28 possui apenas quatro frequências: duas pela manhã e duas à tarde.

Por Chico Sant’Anna
Os trabalhadores e moradores do Park Way, que se valem do transporte coletivo via BRT-Sul, contarão, a partir de 19/4, com novas opções de horários de frequência. Na verdade, a ampliação no número de viagens de ônibus foi feita para atender à demanda dos moradores do Gama e de Santa Maria, mas as novas linhas, por margearem o Park Way ao circular pela EPIA, beneficiarão também esse bairro, tão desprovido de transporte público.

As linhas do BRT são tecnicamente denominadas troncais, pois atuam sobre um eixo de circulação. Nesse caso, para quem mora no Park Way ela é de utilidade para se deslocar de e para o Plano Piloto ou de e para as cidades de Gama e Santa Maria. Nessas localidades, é necessário fazer a integração com outros serviços de transporte. O Cartão eletrônico permite essa integração sem cobrar uma passagem extra.