Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Park Way: Grilagem age no Dia Internacional da Mãe Terra

 Sexta, 23 de abril de 2021

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna



No entardecer, a ação dos grileiros permitiu levar uma grande quantidade de estacas de madeira para a sustentação do arame que delimitaria a área a ser ocupada. O local é uma zona de transição da vida silvestre. A algumas centenas de metros dali passa o Córrego do Cedro, um dos principais afluentes do Ribeirão do Gama, que deságua no Lago Paranoá, hoje fontes hídrica para o abastecimento da população do Distrito Federal. O tamanho do local equivale a quase dois lotes inteiros do Park Way, cerca de 40 mil metros.

Por Chico Sant’Anna

No Dia Internacional da Mãe Terra, grileiros resolveram comemorar a data tentando cercar uma área pública entre os conjuntos 8 e 9, da quadra 26 do Park Way. A ação foi no fim de tarde e só não teve êxito graças ao corajoso desprendimento de moradores e a pronta ação do Conselho de Segurança – Conseg, do bairro.

Operários que trabalhavam no cercamento alegaram terem sidos contratados por uma mulher que havia comprado a área. Área pública, diga-se de passagem. Esse tem sido o modus operandis de invasores de área pública no Park Way. Atuam em fins de semana, feriados ou após às 17 horas, pois sabem que será mais difícil ser alvo de fiscalização das autoridades competentes.


Grileiros usam de todas as técnicas para ludibriar os incautos. Até mesmo o uso de falsos marcadores do Incra.

Supostos corretores de imóveis já foram flagrados na calada da noite oferecendo aos potenciais clientes negócios vantajosos.

Até mesmo falsos piquetes do Incra chegaram a ser encravados no solo para tentar construir uma falaciosa história que outrora ali teria sido uma fazendo não desapropriada por Juscelino Kubitscheck.