Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 12 de abril de 2021

OIT: governos devem fazer mais para proteger a saúde mental de trabalhadores de saúde

Segunda, 12 de abril de 2021

OMS Síria. Os trabalhadores de saúde têm um papel fundamental em assegurar saúde e bem-estar para a população.

12 abril 2021

Profissionais na linha de frente da resposta à pandemia, há mais de um ano, são afetados em seu bem-estar físico e psicológico após vivenciarem grande quantidade de mortes, sofrimento, riscos de infecção e até episódios de violência e estigmas. 

A Organização Internacional do Trabalho, OIT, alerta para as consequências arrasadoras da crise de saúde global sobre os funcionários do setor em mais de um ano de pandemia. 

Num vídeo, divulgado em sua página na internet, a OIT ressalta que os governos precisam centralizar o bem-estar dos trabalhadores de saúde e cuidados médicos em qualquer política de resposta à pandemia. 

OPS/Karen Gonzalez
Mais de 10% de todos os casos de Covid-19 no mundo foram notificados entre os profissionais do setor.

Vacinas 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, mais de 10% de todos os casos de Covid-19 no mundo foram notificados entre os profissionais do setor. 

Na linha de frente das operações de socorro e salvamento dos pacientes, eles estão no centro da pandemia desde o início. 

E com a chegada das vacinas, são os agentes de saúde, mais uma vez, que assumem o protagonismo das ações para conter o novo coronavírus. 

Para a OIT, uma nova pandemia emergiu após um ano de crise global, com a piora das condições de saúde mental das pessoas que atuam neste setor assim como uma deterioração de seu bem-estar. 

ONU Cuba
Para os profissionais de saúde, as jornadas de trabalho estão cada dia mais longas e mais pesadas.

Jornadas longas 

A especialista em Saúde da OIT, Christiane Wiskow, lembrou que com a pandemia, muitos cuidadores e trabalhadores de saúde passaram a ter jornadas mais longas e mais pesadas. Segundo ela, a insuficiência de tempo para descanso e recuperação resulta na fatiga crônica. 

Os agentes de saúde também trabalham sob pressão psicológica e com medo de contraírem a Covid-19 e contaminarem seus familiares e entes queridos. 

A agência da ONU informou que o número de incidentes como assédio moral e violência a trabalhadores da saúde aumentou desde o início da pandemia assim como casos de estigmatização e discriminação. 

OIM/Nate Webb
Com a pressão da pandemia, muitos profissionais tiveram a saúde mental abalada, chegando até mesmo a pedirem demissão.


Depressão

As pressões sobre os profissionais por causa da Covid-19 têm levado a casos de insônia, ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e até ao suicídio. 

Com a pressão mental, muitos agentes de saúde começaram a faltar ao trabalho, baixar a performance e até mesmo a pedirem demissão por não conseguirem responder aos novos fardos da pandemia. 

Com isso, houve uma demanda maior sobre a escassez, que já existia, de profissionais de saúde em várias partes do mundo. 

A OIT lembra que condições adequadas de trabalho na área da saúde fortalecem a resiliência do setor. 

A agência afirma que políticas de apoio para prevenir o estresse sobre os agentes de saúde e outros cuidados de médico devem ser parte integral das respostas de governos à pandemia.