Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 21 de abril de 2021

A 'Pirralha" Greta Thunberg doa 100 mil euros para acesso equitativo às vacinas

Quarta, 21 de abril de 2021

Greta vai doar 100 mil euros para iniciativa COVAX.

A ativista do clima e meio ambiente Greta Thunberg doará 100 mil euros (120 mil dólares americanos), por meio de sua fundação, à Fundação OMS em apoio ao mecanismo COVAX para a compra de vacinas contra a COVID-19. A doação faz parte do esforço global para garantir o acesso equitativo às vacinas para os que estão em maior risco em todos os países, incluindo profissionais de saúde, pessoas idosas e aquelas com doenças preexistentes.

A doação será possível graças aos prêmios que a Fundação de Greta Thunberg recebeu por sua defesa em apoio à ação contra a mudança climática.

Thunberg, que participou nesta segunda-feira (19) da coletiva de imprensa da  Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre COVID-19, afirmou: “A comunidade internacional deve fazer mais para lidar com a tragédia que é a iniquidade das vacinas. Temos os meios à nossa disposição para corrigir o grande desequilíbrio que existe hoje ao redor do mundo no combate à COVID-19. Assim como na crise climática, devemos ajudar primeiro os mais vulneráveis. É por isso que estou apoiando a OMS, Gavi e todos os envolvidos na iniciativa COVAX, que acredito oferecer o melhor caminho a seguir para garantir a verdadeira equidade da vacina e uma saída da pandemia”.

Em média, uma em cada quatro pessoas em países de alta renda recebeu uma vacina contra o coronavírus - em comparação com apenas uma em mais de 500 em países de baixa renda.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, agradeceu a Greta Thunberg por sua defesa da equidade das vacinas e pelo exemplo que deu, por meio da Fundação Greta Thunberg, ao fazer esta doação ao COVAX para salvar vidas.

“Greta Thunberg inspirou milhões de pessoas em todo o mundo a tomar medidas para enfrentar a crise climática e seu forte apoio à equidade das vacinas para combater a pandemia de COVID-19 demonstra mais uma vez seu compromisso em tornar nosso mundo um lugar mais saudável, seguro e justo para todas as pessoas ”, disse Tedros. “Convoco a comunidade global a seguir o exemplo de Greta e fazer o que puderem em apoio ao COVAX para proteger as pessoas mais vulneráveis do mundo contra esta pandemia.”

O diretor executivo da Fundação OMS, Anil Soni, aplaudiu a doação da Fundação Greta Thunberg como um sinal importante para os formuladores de políticas de que há amplo apoio de jovens de todo o mundo para uma resposta a este desafio global.

“O presente de Greta mostra como nós, como comunidade global, devemos nos unir para garantir que todos, em todos os lugares, tenham acesso às vacinas contra a COVID-19. Cada um de nós pode fazer a sua parte”, disse Soni. “A Fundação OMS está empenhada em trabalhar lado a lado com todos aqueles que partilham esta visão.”

A Fundação OMS está mobilizando recursos para apoiar o mecanismo COVAX, em parte por meio de uma nova campanha de arrecadação de fundos lançada no final de abril.

Números da COVID-19 - A doação de Greta e o apelo da OMS por mais recursos para o COVAX vêm em um momento em que as mortes devido à COVID-19 aumentaram no mundo, pela quinta semana consecutiva. Na segunda-feira (19) as mortes atingiram mais de 3 milhões. OMS informou que a semana passada marcou o recorde de novos casos notificados até o momento com mais de 5,2 milhões no período. 

As infecções e as hospitalizações de pessoas entre 25 e 59 anos estão em alta numa taxa alarmante. Segundo a OMS, isso é possivelmente um resultado de variantes altamente transmissíveis e aumento do contato social entre adultos jovens. 

Sobre Greta Thunberg - Greta Thunberg, nascida em 2003, é uma ativista do clima e meio ambiente sueca. Em 2018, iniciou um movimento global de greve escolar para protestar contra a inação dos governos na crise climática. Desde então, milhões de jovens se manifestaram nas ruas e online, pedindo aos líderes mundiais que ouçam a ciência e tomem medidas para proteger o nosso futuro.

A Fundação Greta Thunberg foi fundada em 2019 e apoia projetos e grupos que trabalham por um mundo justo e sustentável, doando prêmios e fundos de royalties vinculados ao ativismo de Greta Thunberg.

Sobre a Fundação OMS - A Fundação OMS é uma fundação independente de arrecadação de doações, com sede em Genebra, que se propõe a proteger a saúde e o bem-estar de todas as pessoas em todas as partes do mundo, trabalhando ao lado da Organização Mundial da Saúde e da comunidade internacional de saúde. Busca apoiar doadores, cientistas, especialistas, parceiros de implementação e advocacy em todo o mundo na busca rápida de novas e melhores soluções para os desafios globais de saúde mais urgentes de hoje e de amanhã.

A Fundação visa iniciativas baseadas em evidências que apoiem a OMS no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. O foco é reduzir os riscos à saúde, evitar pandemias, gerenciar melhor as doenças e criar sistemas de saúde mais fortes. A Fundação aborda essas áreas ao conscientizar e apoiar seus parceiros, incluindo a OMS, para que cada vida seja investida e o mundo esteja pronto para qualquer emergência de saúde que possa surgir.

==============

O Gama Livre sugere a leitura de:

Juan Arias, no El País (Opinião): Por que Greta, sempre séria e segura de sua missão, desperta os instintos mais baixos do machismo?