Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 13 de abril de 2021

CPI da Pandemia: Izalci pagou o Mico

Terça, 13 de abril de 2021

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Em 2020, Izalci Lucas liderou uma comissão de parlamentares federais do Distrito Federal que foi à CLDF pressionar pela CPI da Saúde, voltada a investigar o enfrentamento da Covid-19 por Ibaneis Rocha. Na esfera federal, ele não apoiou o pedido de CPI similar para investigar a gestão Bolsonaro.


Reguffe e Leila do Vôlei, que assinaram a petição há mais de um mês, saem-se bem na foto – principalmente considerando a sucessão no GDF, ano que vem – e Izalci Lucas, que não a apoiou, fica com o Mico. Pra se livrar do Mico ele tem que mostrar serviço. Está, contudo, numa sinuca de bico. Não pode ficar mal nem com o eleitorado bolsonarista, nem com outro.


Por Chico Sant’Anna

No baralho, existe um jogo infantil, chamado de Mico. Ele pode ser jogado por três ou mais participantes. As cartas são empares, salvo, a do mico. Ganha quem fizer maior quantidade de duplas e perde quem ficar isolado com o Mico. Ao perdedor, se diz que “pagou o mico”. Esta é a delicada situação do senador Izalci Lucas (PSDB). Ele ficou isolado, dentre os senadores do Distrito Federal, ao não apoiar a criação da CPI da Pandemia, proposta pelo senador amapaense Randolfe Rodrigues (Rede). Embora tenha pressionado, no ano passado, a Câmara Legislativa do DF a implantar uma cpi similar, então proposta pelo distrital Leandro Grass (Rede), para investigar o trabalho comandado por Ibaneis Rocha, Izalci, que foi vice-líder do governo Bolsonaro, não assinou o pedido de implantação da investigação similar em âmbito federal. A pimenta nos olhos do vizinho deve arder menos.

Agora que a CPI tem que funcionar por força de decisão judicial, Izalci não só tem se declarado favorável à CPI, como deseja participar dela. Foi o que ele nos disse e também à conselheira de Saúde do Distrito Federal, Lurdes Piantinona, que cobrou do senador a não assinatura. A vaga que o PSDB deve ter direito na CPI deve, contudo, ser ocupada por um tucano de raiz, o senador Tarso Jereissati.

Leia a íntegra