Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 31 de outubro de 2021

LEVANTE DO POSTO DE SAÚDE nº8 DO GAMA COMPLETA UM ANO

Domingo, 31 de outubro de 2021



LEVANTE DO POSTO nº8 COMPLETA UM ANO

Um ano atrás comunidade se mobilizou contra a possibilidade de UBS virar estacionamento de hospital privado



No dia 27 de Outubro de 2020 em uma solenidade no Gama, o Governador Ibaneis Rocha fez uma declaração que deu início a debates e mobilizações na comunidade, com lideranças, autoridades e entidades se pronunciando sobre a questão.

Na ocasião, o governador declarou o seguinte:

“A questão do Posto 8 vai ser resolvida através de uma Parceria Público Privada (PPP) também.

Como o hospital está ali em frente, o hospital quer fazer um estacionamento ali, e vai construir o posto em outro local, para entregar a comunidade.”[1] Ibaneis Rocha 27/10/2020

Não demorou muito para a fala do governador repercutir, com posições favoráveis e contrárias. O Fórum Comunitário e de Entidades do Gama iniciou uma campanha massiva contra a proposta, nas redes sociais e nas ruas, convocando atos presenciais, debates virtuais, panfletagem nos principais pontos da cidade, abaixo assinado e pressionando parlamentares a se pronunciarem sobre a questão.


Houve manifestações contrárias dos distritais Chico Vigilante, Arlete Sampaio, Leandro Grass e Fábio Félix, no nível federal houve pronunciamento da deputada Érika Kokay.

A favor somente o autoproclamado deputado do Gama, Daniel Donizet se pronunciou:

“A atual área do Posto não tem condições de passar por reforma, por problemas judiciais. Então a ideia é demolir a edificação e transformar a área em um estacionamento público, cuja manutenção ficará sob a responsabilidade do Hospital Maria Auxiliadora, por meio de um programa chamado "Adote uma Praça"[2].” Daniel Donizet 10/11/2020

Enquanto os demais permaneceram em completo silêncio.

O rechaço da comunidade foi retumbante, unindo lideranças comunitárias dos mais diversos espectros políticos e partidos, em torno da posição de que o posto deveria ser reformado ou reconstruído e entregue à comunidade exatamente onde estava. O lema de ordem era:

ESTACIONAMENTO NÃO! REFORMA JÁ!


O poder público não raras vezes costuma esquecer que uma comunidade desenvolve ao longo de sua história relações de afeto com alguns espaços, que adquirem um valor e um significado simbólico para aquele grupo de pessoas.

O Posto de Saúde nº8 é seguramente um desses espaços, que funcionou e atendeu à população durantes anos, num prédio antigo que pertenceu ao falecido INAMPS desde 1973, que deu lugar ao Sistema Único de Saúde – SUS, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, se convertendo em símbolo da saúde pública em nossa cidade.

Ao vislumbrar a possibilidade daquele espaço destinado por décadas à promoção da saúde pública, universal e gratuita, se converter em estacionamento de um hospital privado, um sentimento genuíno de revolta brotou em uma comunidade que vez ou outra é criticada por não reagir, enquanto em outros locais, vias são fechadas e pneus incendiados por muito menos.


Essa reação inesperada surpreendeu até mesmo as autoridades, que não conseguiam se pronunciar de forma uníssona sobre questão, se contradizendo a todo instante em suas declarações.

Para vocês terem uma ideia da confusão, a Administradora Regional do Gama fez a seguinte declaração num programa de rádio:


A VOZ DO GAMA: Mas o questionamento que fica é o seguinte:

                   Já tem verba? Para a construção desse novo Posto que estão querendo fazer?

     JOSEANE FEITOSA: Tem sim Paulinho! A Secretaria de Saúde também vem trabalhando firme nessa questão. O governador quanto à questão de saúde é prioridade, o Deputado Daniel Donizet já colocou recurso, a planta já está pronta, então o projeto já existe, do Posto de Saúde, e agora é realizar uma licitação para que o nosso posto de Saúde seja totalmente executado [...][3] 28/11/2020


Que foi totalmente desmentida pela Secretaria de Saúde em questionamento feito pela Rede Globo em uma matéria do dia 30 de Novembro, para o Bom dia DF, 1ª Edição, afirmando não saber sobre nenhum projeto de estacionamento para o local[4].

A repercussão negativa foi tamanha, que o governo se viu na posição de ter que rever o que foi dito inicialmente pelo governador, declarando que não havia nenhum projeto com tais propósitos.

A comunidade chegou a provocar o Ministério Público do Distrito Federal e Território – MPDFT, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde – PROSUS, sendo respondida pelo promotor Clayton Germano, responsável pela 2ª PROSUS, que informou ter tomado providências, questionando a Secretaria de Saúde sobre essa situação, que respondeu que, não havia nada nesse sentido, e que já existe um processo tramitando para retomar as obras e reabilitar o espaço.

Diante desses desdobramentos, a história de transformar o Posto de Saúde nº8 em estacionamento de hospital privado desapareceu, e o discurso oficial do governo é o de que será reformado exatamente onde se encontra.

A comunidade viu esse recuo como uma vitória, e foi mesmo! Escrevo esse texto para recordamos desse episódio, ressaltando o papel e a importância da própria comunidade em suas lutas e conquistas, pois seguramente, quando o Posto 8 vier a ser reformado e inaugurado algum dia, deputados, comissionados e assessores do Executivo vão exaltar o protagonismo de seus respectivos chefes, esquecendo ou até mesmo ignorando o histórico de atuação e luta da comunidade.




Desse modo, esse artigo é ao mesmo tempo um seguro e um registro para quando esse dia acontecer. E que fique registrado, que quem impediu o Posto de Saúde nº8 de virar estacionamento exigiu que ele fosse reconstruído foi comunidade, coube ao poder público executar essa determinação.
















[1] Fonte:
https://www.facebook.com/deputadodanieldonizet/videos/2699485523623273/

[2]Fonte: https://www.facebook.com/239451279837280/posts/1046779775771089/

[3] Fonte:
http://98fmgama.com.br/agora-o-gama-tem-voz/

[4] Fonte:
https://globoplay.globo.com/v/9062971/ DFTV 1ª Ed. 30/11/2020