Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 31 de outubro de 2021

O outono eterno no mundo que nega a catástrofe climática

Domingo, 31 de outubro de 2021

Esse ícone que relembro sempre. O filme "Outono em Nova York", me traz a lembrança azeda das décadas em que me conscientizei do avassalador modelo de exploração das riquezas minerais do planeta. Como se fossem fontes inesgotáveis. Estava lá na Rio 92 trabalhando. Cheguei a acreditar que conseguiríamos.

Depois, já tendo cursado o MBA em gestão ambiental em 2005, meu entusiasmo foi murchando mas mesmo assim fui participar da Rio mais 20 e desandei a verificar que tínhamos perdido tempo e sido enganados. Hoje assisto ao drama sufocado de uma juventude pasma que ainda grita: salvemos a Mãe Terra. Entretanto tudo parece girar em torno de ganância e os países que mais poluem seguem seus bla bla blás empurrando metas com a barriga.

Agora, aos 72, reclusa, observo os movimentos bárbaros dos negacionistas. Vejo o quanto afugentam as chances de dar a volta e recomeçar um mundo sem queima de combustíveis fósseis. Um mundo unido que lute como as meninas Malala e Greta. Por uma África amparada. Soam os clarins de Roma e as mesas de negociações de Glasgow. O Brasil que era pioneiro nesse enredo virou monstro do desmatamento.

Seu presidente foi passear em Roma zombando da desgraça climática mundial. Energias limpas existem. Eólicas e outras. Muitas pesquisas. Milhares de esforços. Mas a humanidade está refém de pequeno grupo que se considera dono de um eterno outono. Adeus Primavera árabe. Adeus sonho da geração que represento. Sou apenas uma velha latino-americana buscando reacender esperança. Ainda sonho com uma luz no fim do túnel, por teimosia ou desalento. Talvez por fé. Quem sabe por que milagres acontecem? Se sairmos desse outono de tempestades de areia, furacões e clima desordenado, pode ser que a profecia nos proporcione uma nova arca de Noé. Nossos descendentes reconstruirão o Universo. Afinal! Quem estiver vivo, verá! Cida Torneros

---------------

Cida Torneros é jornalista aposentada e edita no Rio de Janeiro o Blog Vou de Bolinhas.