Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 26 de outubro de 2021

GDF vai privatizar gestão do Cine Brasília e da Cultura FM

Terça, 26 de outubro de 2021
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Gestão do Cine Brasília será entregue à instituição privada. Foto de Tony Winston/Agência Brasília

Além de uma remuneração paga pelo GDF, as entidades escolhidas para gerir as duas unidades culturais poderão captar patrocínio. Não há qualquer exigência de as organizações sociais civis escolhidas invistam recursos próprios ou captados junto a terceiros no projeto. Segundo o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, os atuais servidores lotados no Cine Brasília e na Rádio Cultura não continuarão atuando nesses espaços e retornarão para os quadros da secretaria de Cultura.

Por Chico Sant’Anna

De uma só tacada, numa mesma semana, a secretaria de Cultura do DF lança dois editais que na prática visam a privatização da gestão do Cine Brasília e da Rádio Cultura. Depois do Hospitais de Base e de Santa Maria, seis UPAs, do Complexo Desportivo do Mané Garrincha e da CEB, essa é mais uma demonstração da falta de compromisso do atual governo com o patrimônio de Brasília. Um governo liderado por quem prometia não privatizar.

A criatividade engenhosa do Buriti batizou a privatização com o nome de “gestão compartilhada com um organização da sociedade civil (OSC)”. No caso do Cine Brasília, que a própria secretaria denomina “tradicional templo do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro”, serão destinados a organização escolhida R$ 2 milhões para cuidar da programação e gestão durante 14 meses.

Já pra Cultura FM, o valor é de R$ 1,5 milhão para cobrir durante um ano as despesas de operação, produção, transmissão multimídia e integração em redes colaborativas culturais. A organização selecionada deverá apresentar projeto com ações de modernização para a Rádio Cultura, incluindo o fomento a novas formas de produção de conteúdo e definição de estratégias de aproximação da emissora com o público.