Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 17 de outubro de 2021

LIVE DE LANÇAMENTO DO LIVRO “A EDUCAÇÃO SOVIÉTICA” NESTA TERÇA (19/10)

Domingo, 17 de outubro de 2021

[Clique na imagem a seguir para melhor visualizá-la]


Jornalista: Alessandra Terribili*

Na próxima terça-feira (19), o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO), o Núcleo de Ergonomia da Atividade, Cognição e Saúde (Ecos) e o Grupo de Pesquisa de Estudos e Pesquisas sobre Mundialização da Educação (GEP-Mundi), todos da UnB, em parceria com a Fundação Maurício de Grabois, apresentam live de lançamento do livro A Educação Soviética, dos professores Marisa Bittar e Amarilio Ferreira Jr., docentes do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Primeiro livro em língua portuguesa sobre o tema, a obra levou muito tempo sendo maturada. Na primeira metade da década de 1980, recém-formados em História, os autores moraram e estudaram no Instituto de Ciências Sociais de Moscou. Três décadas depois, foram professores visitantes no Instituto de Educação da University College London em três ocasiões (2011/12, 2014 e 2019), onde colheram vasto material bibliográfico, e também fotográfico, naquela que é uma das mais importantes bibliotecas de Educação do mundo.

Com cerca de 80% de sua população analfabeta no momento da Revolução, em 1917, a União Soviética tornou-se, em quatro décadas, responsável pelo lançamento ao espaço do primeiro satélite artificial. A análise do sistema educacional soviético, considerado um dos melhores do mundo, e do papel que a escola soviética desempenhou no processo de formação das classes trabalhadoras a partir da Revolução de 1917 está no cerne de A Educação Soviética, que é um lançamento da Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar).

Nas suas conclusões, Marisa e Amarílio sintetizam os resultados da pesquisa realizada evidenciando, sobretudo, os vínculos entre a educação soviética e os rumos do socialismo de modo geral, mostrando como, ao mesmo tempo que teve função ideológica essencial na sustentação da Revolução, o sistema educacional soviético foi uma das causas da dissolução da URSS. Para a realização das pesquisas que embasam o livro, os pesquisadores contaram com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Trata-se da história da educação de um país que não mais existe. No entanto, é quase impossível entendermos o século XX se não compreendemos o protagonismo da União Soviética. Além disso, nossa tese é de que é impossível entender a própria lógica de edificação do chamado socialismo real sem o protagonismo da escola de Estado”, afirma Amarílio, destacando o privilégio histórico de ter “pisado no chão da escola soviética”. “Contando com a rara oportunidade de termos conhecido por nós mesmos o sistema socialista, pudemos aliar essa experiência aos documentos para ultrapassarmos o pensamento pedagógico em si e chegarmos ao ponto que mais nos interessa: o chão da escola. Ou seja, mostrarmos como foi criada e como funcionava na prática”, complementa Marisa.

A Educação Soviética está disponível para venda no site da EdUFSCar (https://edufscar.com.br/educacao-sovietica-a-503701484). A live será transmitida pela página Sou Mais DF no facebook, nesta terça (19), a partir de 17h.

Com informações da assessoria de imprensa da UFSCar.

Fonte: SINPRO-DF

=============
Amarilio Ferreira Junior, docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEd - UFSCar), fala de sua pesquisa sobre o sistema soviético de educação construído a partir da Revolução de 1917 e persistiu até o fim da União Soviética.



Marisa Bittar, docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEd - UFSCar), fala de sua pesquisa documental, realizada no acervo da Universidade de Londres, sobre a educação soviética. O estudo deu origem a dois livros