Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

MPDF notifica familiares para retirada de idosas de estabelecimento clandestino no DF

Quinta, 21 de outubro de 2021



Do MPDF

Promotoria da Pessoa Idosa realizou vistoria no local em 13 de outubro e constatou que continuava funcionando mesmo após interdição da Vigilância Sanitária

A Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa (Projid) realizou vistoria na Chácara Sunset, no Núcleo Rural Código do Arrozal, em Planaltina. A instituição, que abriga idosas, foi interditada em fevereiro deste ano pela Vigilância Sanitária, mas continua funcionando clandestinamente. A Projid encaminhou notificação aos familiares das idosas abrigadas no estabelecimento para que retirem as parentes da chácara imediatamente.

A inspeção, realizada em 13 de outubro em conjunto com a Vigilância Sanitária, teve como objetivo verificar o cumprimento do termo de interdição e constatou que a instituição continuava funcionando com diversas irregularidades. A Projid requisitou à administração da chácara a relação das abrigadas e o contato dos parentes próximos. Durante a inspeção, a instituição não apresentou prontuários das residentes, contratos entre proprietários e familiares ou idosas, contratos de terceirizados e manuais de boas práticas, entre outros documentos. Na ocasião, havia 10 idosas hospedadas: seis alojadas em um cômodo e as demais em outro ambiente.

A Diretoria de Vigilância Sanitária já havia interditado o local por falta de licença sanitária, projeto básico de arquitetura, estrutura física adequada e equipe capacitada para atender às idosas, entre outros problemas. Segundo a promotora de Justiça Maércia Correia de Mello, “com o envelhecimento da população, muitas famílias têm optado por inserir seus familiares idosos em instituições, o que pode ser uma boa alternativa, a depender da situação da pessoa idosa, desde que a escolha do local recaia sobre estabelecimentos credenciados e com licença sanitária em dia.”