Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 4 de dezembro de 2022

“Se o problema da dívida pública não for enfrentado, não há chance de o futuro governo começar a resolver pelo menos os problemas nacionais mais urgentes”

Domingo, 4 de dezembro de 2022
Da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD)
Publicado na ACD em 02 de dezembro, 2022

O Jornal “Brasil de Fato” de ontem [1/12] divulgou o gráfico do orçamento federal executado (em formato de pizza) da Auditoria Cidadã da Dívida, no artigo “Dívida pública, mecanismo infinito de escoamento de dinheiro público”, de José Álvaro de Lima Cardoso. No artigo, o autor denuncia que “Para o ganho fácil dos banqueiros não há limites legais, não existe teto de gastos públicos”.

Ainda segundo o artigo, “O sistema de pagamento da dívida pública no Brasil é, antes de tudo, um mecanismo infinito, montado para drenar dinheiro público, obtido às custas do trabalho duro de toda uma população. A aparência de legalidade desse sistema — uma brutal maquiagem da realidade — é justamente para encobrir sua verdadeira natureza: um sistema de exploração de toda uma população, em benefício de bilionários, e que impede o país de progredir.”

O artigo mostra também o engodo da atual política monetária, que está na raiz do problema da dívida pública brasileira, e representa “uma receita que nunca funcionou — tentar controlar com juros altos uma inflação que não decorre de excesso de demanda”.

Por fim, o artigo faz um alerta ao novo governo: “se o problema da dívida pública não for enfrentado, não há chance de o futuro governo começar a resolver pelo menos os problemas nacionais mais urgentes.”



===================
Do Gama Livre: Você pode acessar aqui o artigo “Dívida pública, mecanismo infinito de escoamento de dinheiro público”, de José Álvaro de Lima Cardoso.