Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Haiti cinco anos depois: Exija dignidade!

Quinta, 15 de janeiro de 2015
Campo Grace Village, na municipalidade de Carrefour, Port-au-Prince. Abril de 2013.Campo Grace Village, na municipalidade de Carrefour, Port-au-Prince. Abril de 2013. 
Cinco anos após o desastroso terremoto no Haiti, dezenas de milhares de pessoas continuam desabrigadas.
A falta de prioridade para a questão habitacional pelo governo haitiano, remoções forçadas, e programas de curto prazo por parte da comunidade internacional, resultaram no fracasso para realojar o maioria das pessoas que perderam tudo no desastre.

Canaã, na periferia de Port-au-Prince, é um símbolo do trabalho ainda por fazer, para permitir aos haitianos viver com dignidade e com os seus direitos respeitados.

Hoje, mais de 200.000 pessoas vivem nesta grande extensão de terra declarada de utilidade pública pelo governo do Haiti depois do terremoto. Entretanto, sem qualquer ajuda, eles constroem suas casas, para refazer suas vidas.

As famílias de Canaã tentam sobreviver, apesar das ameaças de remoção forçada e falta de acesso a serviços essenciais, como água potável, eletricidade, educação e saúde.

O governo haitiano, com o apoio da comunidade internacional, tem a obrigação de assegurar o direito do seu povo, especialmente dos mais pobres, a uma moradia digna e sustentável.


Ao Presidente do Haiti, Michel Martelly:
Prezado Presidente Michel Martelly,
Peço-lhe que intervenha pelos moradores de Canaã, e por todos os desalojados pelo terremoto, e:
• Evite as remoções forçadas;
• Garanta acesso sustentável à moradia adequada, e a serviços essenciais, especialmente eletricidade, água potável, educação e saúde.

Atenciosamente,