Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Comitê Executivo Distrital da Saúde realiza sua quarta reunião nesta quarta-feira

Terça, 4 de outubro de 2011
Do TJDF
Nesta quarta-feira, 5/10, os membros do Comitê Executivo Distrital para a Saúde reúnem-se pela quarta vez para tratar dos temas afetos à saúde do DF e que envolvem o Judiciário local. A reunião acontece no Auditório do Fórum Desembargador Joaquim Souza Neto (Fórum Verde), às 14h. O Fórum Verde fica no Setor de Administração Municipal - SAM, Lote "M", ao lado da Procuradoria do DF e da TERRACAP. 

O objetivo da reunião é atender à determinação da Resolução 107/10, do CNJ, que instituiu o Fórum Nacional do Judiciário para monitoramento e resolução das demandas de assistência à saúde. A resolução responde ao elevado número e à ampla diversidade de litígios referentes ao direito à saúde e ao impacto que acarretam sobre os orçamentos públicos.  

Na pauta desta quarta reunião, discussões sobre leitos de UTI, mais precisamente sobre a aquisição de insumos e equipamentos para a Neurologia do Hospital de Base do DF (HBDF). Também serão abordados assuntos referentes a projetos de ampliação do Hospital de Base, do Paranoá, de Santa Maria, do Hospital de Apoio e do Hospital Universitário de Brasília. Licitação de "home care" também fará parte da pauta, bem como a Avaliação da Central de Regulação e da Comissão de Judicialização.  

Os membros do Comitê também vão tratar de minúcias sobre o Hemocentro, Radioterapia, Projetos de Saúde Mental, mais precisamente a contratação temporária de profissionais, leitos e internação compulsória. Serão levados à discussão temas como "Os desafios da Judicialização da Saúde", baseada em evidências, e o atendimento na rede pública de beneficiários de planos de saúde. 

O Fórum Nacional do Judiciário para monitoramento e resolução das demandas de assistência à saúde, instituído no âmbito do CNJ, tem a atribuição de elaborar estudos e propor medidas concretas e normativas para o aperfeiçoamento de procedimentos, o reforço à efetividade dos processos judiciais e a prevenção de novos conflitos. Tem a incumbência de monitorar as ações judiciais envolvendo prestações de assistência à saúde, como o fornecimento de medicamentos, produtos ou insumos em geral, tratamentos e disponibilização de leitos hospitalares e também as ações judiciais relativas ao Sistema Único de Saúde.   

Ele deverá elaborar estudos e propor medidas concretas e normativas voltadas ao aprimoramento de procedimentos, ao reforço à efetividade dos processos judiciais, à prevenção de conflitos e à definição de estratégias nas questões de direito sanitário.  

3º encontro
No terceiro Encontro, que ocorreu dia 13 de setembro de 2011, estavam presentes representantes do Ministério Público do DF, da Secretaria de Saúde do DF, da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF, da Procuradoria Geral do DF, da Justiça Federal, de Médicos Sanitaristas da Universidade de Brasília e da Defensoria Pública da União.
 

Na pauta deste terceiro encontro, a criação do protocolo para medicamentos de alto custo, o atendimento a pacientes usuários de drogas, bem como a internação compulsória dos usuários. Também foram definidos os nomes que comporão o Comitê Distrital da Saúde, junto ao TJDFT. No segundo encontro, dia 10/08/2011 - o primeiro ocorreu em 30/6 - foram abordados temas como o controle de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo, manutenção de equipamentos médicos do Hospital de Base e Hemocentro.