Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Grécia: sondagens mostram grande crescimento do Syriza

Sábado, 14 de fevereiro de 2015
Do ESQUERDA.NET
Partido de Alexis Tsipras salta de 36,34% para 45,4% e amplia a vantagem em relação à Nova Democracia para 25%. Além disso, 81,3% dos pesquisados consideram “positivos” e “muito positivos” os primeiros dias do novo governo.
Numa sondagem realizada 20 dias após as eleições que levaram o Syriza ao governo, fica clara a “lua de mel” existente entre o povo grego e o novo executivo chefiado por Alexis Tsipras. A sondagem mostra um grande crescimento do Syriza, que obteria agora 45,4% dos votos, e um aumento da distância em relação ao seu principal adversário, a Nova Democracia, que cai de 27,8 para 18,4%. Dos restantes partidos com lugar no parlamento, há praticamente um empate entre KKE (4,8%), os Gregos Independentes (4,7%), a Aurora Dourada (4,7)%, o To Potami (4,6%). Mais atrás vem o Pasok, com apenas 2,6%.

A sondagem também aponta que 81,3% considera “positivos” ou “muito positivos” os primeiros dias do novo governo, 79,9% consideram “positivo” o programa de governo, 82% consideram “positivo” ou “muito positivo” o desempenho do ministro das Finanças Yanis Varoufakis.
64,5% afirmam que o governo não devia considerar uma saída do euro se as negociações fracassarem, enquanto 29,5% acham que devia considerar a saída
Quanto às negociações com a União Europeia, 56% afirmam querer que o governo chegue a um compromisso justo com os credores, 34,4% preferem que o governo não faça quaisquer concessões em relação ao seu programa original e 7% dizem que o governo deve manter os compromissos com os credores.

Além disso, 64,5% afirmam que o governo não devia considerar uma saída do euro se as negociações fracassarem, enquanto 29,5% acham que o governo devia considerar a saída do euro.

A sondagem foi realizada nos dias 12 e 13 de fevereiro.