Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Que vergonha, governador! O Centro Obstétrico do HRG fechou as portas esta noite e gestante levada às carreiras para o HRSM começou a parir na portaria do hospital de Santa Maria

Quarta, 9 de agosto de 2017
A  situação está ocorrendo na véspera e no dia (ontem à noite e nesta madrugada de quarta, 9 de agosto) em que haverá uma reunião do Conselho Regional de Saúde do Gama, com a participação de equipe da Secretaria de Saúde e comunidade, onde será discutido o Centro Obstétrico do HRG e também um Centro de Parto Natural no hospital.

Mas o que a Secretaria quer mesmo é fechar o Centro Obstétrico do Gama, transferindo a estrutura de pessoal para o HRSMaria. Se depois haveria uma casa de parto, aí é outra história, pois o atual governo se notabiliza como um fechador de serviços em hospitais e outras unidades de saúde. No início deste ano, por exemplo, o governo Rollemberg fechou o Pronto Atendimento Infantil (PAI) do HRG.
============
A seguir postagem feita por morador do Gama e que acompanha o caos na rede pública de saúde na cidade. Apesar de o caos existir em todo o DF. Leia a postagem:



Hoje (8/9) à noite, o CO manteve-se fechado para atendimento.

Motivo: uma pediatra que estava escalada adoeceu e não pôde ir trabalhar hoje à noite.

Resultado: fecharam as portas.

As gestantes que estão chegando ao CO do HRG estão sendo transferidas para o HRSM [Santa Maria].

Detalhe: um profissional de enfermagem foi levar uma gestante agora à noite para o HRSM e os servidores de lá ficaram recusando o recebimento.

Outro caso foi relativo a uma gestante com 9 cm de dilatação.

Ao chegar no HRSM, mal a gestante desceu da ambulância, a criança foi nascendo na portaria e saíram correndo com ela para dentro do hospital com a criança com a cabeça de fora.