Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Desperdício e perda de tempo, em relação à intervenção na segurança

Terça, 20 de fevereiro de 2018
Por 
Helio Fernandes*

O presidente corrupto convocou para ontem, às 9 da manhã, reunião com o Conselho da República, no Alvorada. Motivo da convocação: ouvir o Conselho a respeito do decreto que fez a intervenção na Segurança do Rio.
Acontece que Temer assinou o decreto na quinta-feira, e convocou o Conselho na segunda. Também ontem, quase na mesma hora, Câmara e senado estarão aprovando o decreto. Não há uma possibilidade em 1 milhão, de haver recusa.

Quanto ao Conselho da Republica, tem liberdade  de aprovar ou recusar o decreto. Mas o presidente Temer não precisa seguir o que for decidido pelo Conselho. Que República!

Alem de corrupto provado e comprovado Temer é um mentiroso, mistificador, sem convicção, diz uma coisa num dia, desmente no outro. Seu desgoveno, desde o inicio, é marcado pelo que chamou  de prioridade absoluta: a reforma da Previdência.

Mas desde que um "especialista (?)"  foi ocupando jornais e televisões, mostrando" a maravilha que seria o  país depois dessa reforma", foram acumulando derrotas em cima de derrotas, contrariedades e mais contrariedades.

Nem preciso repetir tudo que já disse sobre o assunto, e as concessões que foram confirmadas a partir da quinta-feira de cinzas. Há meses recebendo a confirmação de que não obteria os 308 votos, e tendo recebido o ultimatun de Rodrigo Maia, "votação da Previdência em fevereiro ou nunca mais", procurou uma saída para o seu massacre eleitoral. É o fato gravíssimo que está rolando criminosamente.

Pediu a Moreira Franco, "uma solução fora dos tramites normais", para tentar esconder a realidade: não conseguiu aprovar a sua maior prioridade. Moreira começou a trabalhar e concluiu facilmente. Abandonar a Previdência, só colocando  no seu lugar um fato muito mais grave e importante: acabar com a insegurança do Rio e  do Estado do Rio, assunto que ele conhece bem, foi sua bandeira para se eleger governador em 1986.

Quando revelou a solução ao chefão, este vibrou. E ficou empolgado com a participação do Exército, já consumada, aceita e concretizada. Começou então  a trazer ao público o futuro da Previdência, comparado, com o domínio do crime organizado. Começou o abandono da votação da Previdência, substituída pela INTERVENÇÃO na segurança.

Insensato, queria a intervenção no Estado. Teve que ser contido pelo próprio Moreira, que viu logo os problemas que surgiriam com a escolha, a indicação e aprovação de alguém para governador. E concluiu: "O Pezão não atrapalha, não manda coisa alguma" 

O corrupto Temer fez então duas afirmações  sobre a Previdência.

1- "A Previdência não será votada, mas ficará na pauta política". Rodrigo Maia riu muito quando soube. 

2- O assunto Previdência não pode ser OLVIDADO (textual), é importante para o país, mas não agora". Estava satisfeitíssimo, jogara o país numa fogueira militar imprevisível, ninguém sabe o que acontecerá. 

PS- Temer está feliz, ninguém poderá acusá-lo de não ter ou conseguir 308 votos.

PS2- Escreverei muito sobre essa invenção, perdão, intervenção militar.