Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Ex-deputado distrital João de Deus é preso por associação criminosa

Quarta, 21 de fevereiro de 2018

Do Metrópoles
Mirelle Pinheiro

O ex-deputado distrital João de Deus foi preso na manhã desta quarta-feira (21/6) por associação criminosa. Outras três pessoas foram detidas, entre elas, o atual presidente da Câmara de Vereadores do município de Água Fria de Goiás, Roberto Márcio Moraes de Castro, que é ex-secretário de Finanças do município

Eles foram encarcerados após o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), e a Polícia Civil deflagrarem a operação batizada de “Cheque-Mate”. O centro das investigações são supostas práticas criminosas cometidas na época em que João de Deus era prefeito do município.

Metrópoles apurou que os dois outros presos são o servidor Leonardo Andre Amorim Machado Gomes e o ex-secretário Antônio Carlos. Eles deverão cumprir prisão temporária, que tem validade de cinco dias, prazo que pode ser prorrogado. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na prefeitura do município.
Investigação
As investigações tiveram início em 2015. Segundo o MP de Goiás, a Secretaria de Finanças estava sendo utilizada por outros ex-gestores para as fraudes em cheques que eram colocados em um nome de um servidor da prefeitura, sem que ele tivesse conhecimento disso.

Segundo o MPGO, para legitimar a ação da quadrilha, os investigados forjaram contratos de prestação de serviços e emitiam cheques com base nos valores dos contratos, utilizando, para isso, o servidor como “laranja”. Os valores com a compensação dos  cheques ficavam com os envolvidos.
As investigações apontam que, além das fraudes na emissão dos contratos, diversos cheques foram adulterados antes de serem enviados ao MP, com a intenção de legitimar a ação do grupo e justificar os valores pagos ao servidor.
Os documentos fraudados, ainda de acordo com o Ministério Público do Estado, eram emitidos com a assinatura e ciência do ex-prefeito de Água Fria de goiás e a fraude contava com o auxílio de um contador. Os ex-secretários, conforme verificado nas investigações, atuavam diretamente nos atos ilícitos, assinando os cheques juntamente com João de Deus e cuidando de todo procedimento para que os valores dos cheques descontados chegassem até eles.

João de Deus foi prefeito de Água Fria de Goiás por dois mandatos consecutivos, e, no ano passado, voltou à cena política do DF disposto a disputar a próxima eleição na capital do país. A prisão dele foi decretada pelo juiz Carlos Gustavo Fernandes de Morais, da Vara da Comarca de Planaltina. Os investigados serão encaminhados ao presídio de Planaltina para que possam ser interrogados na sede do Ministério Público.