Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Governo Rollemberg deixa viaduto cair e agora quer desabar o Carnaval de rua. Spray de pimenta ontem (8/2) no belo Carnaval da Praça dos Prazeres, no Setor de Autarquias Norte

Sexta, 9 de fevereiro de 2018


Do
Praça dos Prazeres*
Hoje [ontem, 8 de fevereiro] em Brasília fizemos nossa primeira noite da semana de carnaval. O Bloco Amazônico - Bora Coisar - comandado por Emília Monteiroo, estrela de primeiríssima e sua big band - abriu a programação. E contamos com a participação do Calango Careta e sua bateria "Capivareta Repercursiva", regida pela musa percussionista Larissa Umaytá e a trupe circense quero-quero. Foi um espetáculo de convergência e celebração de várias/os artistas da cidade. E o público marcou presença e mergulhou na nossa nave.

Seguimos pipocando nas parcerias e prazeranças rumo a nossa grande ação de cooperação internacional - voltada à música latina - com foco nos Direitos Culturais - BLOCO Bora Pra Cuba aqui na nossa Praça dos Prazeres. E viva 2018, que maravilha estarmos vivas em mais um carnaval !


Artistas do Brasil e de Cuba realizaram uma apresentação memorável, aqui na capital federal. Milhares de pessoas acompanhavam o espetáculo que faz parte do carnaval - a maior festa popular do mundo.

E a folia aqui no Brasil é considerada a maior festa de rua do planeta. O DF já é o terceiro maior centro urbano do país. Para nós da Praça dos Prazeres é um dever realizarmos o carnaval de rua aqui na nossa cidade. E sempre,sempre, um enorme prazer.

Nesta noite produzimos, tocamos, bailamos, cantamos junto com um sonero cubano, ganhador e indicado diversas vezes ao grammy latino. Estrela do AfroCubanAllStar e do universal Buena Vista Social Club. Brasília, 08 de fevereiro de 2018.

Depois de meses de intercâmbio e conexão cultural o nosso sonho se realizou, ali no setor de autarquias norte [próximo à CLN 201]. Sim, ele existe e pra nós montarmos nossas alegorias num local, em que quase ninguém sabe o nome, no centro da cidade, é mesmo muito prazeroso. Porque acreditamos que a cidade é para as pessoas.E que deve ser tombada a favor da alegria, do amor, da liberdade e da coletividade.E ocupada por vida real, vida criativa, vida amorosa, vida livre.

E Brasília está envelhecendo, nós também, e deixarmos a capital do maior país da América Latina sem carnaval é apagarmos as possibilidades, as perspectivas, a sina, a sorte e o destino da nossa História.

Então, nesta noite em que fizemos por nós mesmas/os a realização de termos grandes músicos/as no nosso palco, para toda gente desde a comunidade internacional das representações de diversos países, até nossas vizinhas e vizinhos. E sim, todos os seres invisíveis que fluidificam o nosso plano terrestre.Estamos muito realizadas e realizados.

Foi assim que a AGEFIS às 21:45 nos abordou para desligarmos o som. E mencionamos que nosso alvará vai até as 22h. Ironia, ou não, mas no próprio site do governo o horário está divulgado como 23h. AS 22h fomos obrigadas/os a desligar o som. Mesmo faltando 2 músicas do repertório. O que daria 5 min a mais de som...Porém, a intolerância não teve sensibilidade. Desligamos o som as 22:02.

Em questão de minutos gás de pimenta foi usado, seguimos despendindo, pousando, sentindo e desmontando, trabalhando, amando. E de repente uma multa de R$ 7.000,00 com acusação de termos extrapolado o horário. Puxa, quanto valem 2 minutos de carnaval ?

Mais um pouco e mais gás. Sem furtos ou brigas. Então, milhares de pessoas felizes e gás de pimenta já virou receita de carnaval aqui em Brasília. Mas e agora... será que toda vez, que trouxermos uma atração internacional vai ter supermulta ? Puxa 7 mil ...


Seguiremos mais 5 dias de carnaval. E como todo ano ocorre no território mais prazeroso da capital federal repressão revela que ali tem algo "perigoso". Quando autoridades consideram danoso o seu povo em celebração, é sinal de que algo transformador, libertador ocorre ali.

Portanto, esta multa é vergonha pra eles. Para nós é triunfo. Uma vitória insistirmos em sermos felizes. Jamais descansaremos, silenciaremos, repousaremos enquanto dias e noites servirem ao que não for prazeroso, libertador e criativo.

Esta nota é para agradecer as milhares de pessoas que carnavalizam, sem temer. Esta nota é pra dizer que se as ruas, as noites, os bares têm pessoas, sim, muito mais pessoas é porque é carnaval. E que maravilha apesar da covardia e violência deles...a gente ainda consegue brincar, criar, amar com potência.

A Praça dos PRazeres decreta que infração é violentar quem promove carnaval, quem brinca tranquilamente numa rua qualquer. Infração é desligar o som de um artista singular, sem o mínimo de respeito. Infração é coagir e ameaçar artistas e produtores/as.

Convocamos todas e todos para o carnaval dos 7 mil prazeres, 7 mil beijos, 7 mil batuques, 7 mil decibéis. Recorreremos dos abusos,mais uma vez, sofridos. Na nossa força que é o poder popular. Recorremos para que reparem cada arte que violaram no nosso tempo.Recorreremos por cada sonho violado. Passaremos brincando, porque apimentado é nosso coração por mais purpurina, serpentina e beijos.

Que escândalo: 7 mil ! As penitências, castigos, punições só revelam... é mais um carnaval. Golpeado. E a gente segue brincando a galope. Carnaval: missão de vida ! Segue Guantanamera alguns minutos do nosso tesouro musical da América latina, que a AGEFIS prefere violentar. E nos comentários, seguem as infrações... viva o carnaval !
==============