Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Bolsonaro tenta se desvencilhar da cumplicidade com Weintraub

Quarta, 24 de junho de 2020
Por
Helio Fernandes*

Viajou ainda como ministro da Educação, para aproveitar o passaporte diplomático, era uma fuga do Supremo. Quem podia autorizar?

Assim que o avião baixou em território americano, estavam em comunicação, foi demitido. Quem podia completar  a cumplicidade?


(Os dois respondem investigação, para esclarecer esses fatos nada estranhos).

PS- Paulo Guedes  quebrou logo o silêncio. O ex-ministro está em situação  insustentável. Foi recebido com manifesto protesto, assinado por 300 personalidades.

Textual do  ministro da Economia: "Ele está  em situação dificílima no Banco Mundial, não vou ajudá-lo em nada".

PS2- Guedes falaria isso, sem autorização?

TENTATIVA DE CASSAR A CHAPA DESASTRE PARA A DEMOCRACIA

E ao contrário do que pretendiam e propagavam, oxigênio para Bolsonaro. Não havia um único motivo. E uma quantidade enorme para não registrar Bolsonaro como candidato. Durante toda a campanha, denunciei quase diariamente, as irregularidades, imoralidades, ilegalidades que sustentavam a sua candidatura, não era ainda uma chapa. Era objetivo fundamental, tornar Lula inelegível.

A partir da vitória, da posse, do desgoverno, o desencontro diário com a competência, como conseqüência. Motivos monumentais para o impeachment e o afastamento. Individual, irreversível, irrevogável.

Um Presidente que publicamente pede e insiste no fechamento do Congresso e do Supremo, está fortalecendo o impeachment.

Que ele, por enquanto pode trocar pela renúncia. Por enquanto.

A CORRUPÇÃO DENTRO E FORA DO PLANALTO

O favorecimento a membros e familiares do governo, denunciada, provada e comprovada. Apenas não punida, em respeito à linha do sangue. Agora, a jornalista Juliana Dal Piva, cheia de detalhes, aumenta o âmbito da corrupção. E coloca na linha de frente do favorecimento, o advogado Wassef. E até sua ex-mulher.

Esta teve cancelada em março de 2019, (logo depois da posse) multa de 27 milhões. Motivo: a empresa da ex-mulher do advogado, (agora sem clientes) recebeu o dinheiro, e não prestou o serviço contratado com a Dataprev.

PS- Não acontecerá nada com a ex-mulher de Wassef. Com ele já aconteceu tudo. Gostava de dizer, "vou ao Planalto com frequência". Agora  não passa nem perto.

ESTÁ MARCADA PARA AMANHÃ, SEXTA, IMPORTANTE CONCENTRAÇÃO DEMOCRÁTICA

Apesar de ser virtual, tem tudo para ser o maior trunfo da oposição ao governo (desgoverno) Bolsonaro. É  a primeira vez que tantos se reúnem com o objetivo declarado de união pela democracia e contra o desatino, o desencontro, a incompetência, e a impopularidade de quem chegou ao poder inesperadamente e sem credencial.

Pode ser dito sem qualquer duvida, que no momento, quem é quem na vida pública, participará desse ato relevante. Não citarei nomes, nem farei restrições a alguns que combati a vida toda. A consolidação da democracia é mais importante do que qualquer coisa.

Lula foi desatento e desinteressado, ao comunicar publicamente: "Não participarei". Foi um equivoco, a hora é  de desprendimento.

Nomes do momento

Os organizadores erraram lamentavelmente ao não convidar Sergio Moro. Hoje, sem duvida, é um dos maiores aglutinadores contra o carrasco da democracia, que usa o poder para pedir e insuflar o fechamento do Congresso e  do Supremo.

A propósito: Dias Toffoli merece citação especial, por participar com seu nome e seu cargo. Não posso esquecer Dom Odilo Scherer, Cardeal de SP, notável personagem.

PS- Esquecerei alguns pelo passado. Outros lembrarei precisamente pelo passado. Como Fernando Haddad, Ciro Gomes e Marina Silva, ex-ministros e ex-presidenciáveis. 

PS2 - Terminarei com o governador Flavio Dino. Professor, ex-magistrado, governador eleito e reeleito. E tão prestigiado, que  tem vários convites para formar chapa presidencial para 2022.

*Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.