Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 23 de junho de 2020

Para que tem servido a dívida pública no Brasil?

Terça, 23 de junho de 2020



Da Auditoria Cidadã da Dívida
A dívida pública deveria ser um importante instrumento de financiamento do Estado, para viabilizar políticas sociais e investimentos, mas não é o que acontece no Brasil.
Segundo o próprio representante do Tribunal de Contas da União (TCU), a dívida pública não tem servido para investimentos em desenvolvimento socioeconômico de interesse da população, que paga a conta. (LEIA)
Mas, se a dívida não serviu para investimento, para que serviu?
Dados oficiais provam que a dívida interna federal, que já supera R$6 trilhões, tem sido alimentada por diversos mecanismos financeiros, como explicado no vídeo disponível em VÍDEO .
O maior beneficiário dessa dívida sem contrapartida ao país tem sido o setor financeiro privado. Enquanto isso, a população arca com o ônus da falta de investimentos públicos, ajustes fiscais (cortes, teto e congelamento de gastos sociais), contrarreformas (como a da Previdência), privatizações etc, que vêm sendo usados como justificativa para pagar os serviços da dívida pública.
Além de todos esses prejuízos, o desenvolvimento socioeconômico fica travado, pois os recursos que deveriam ser destinados para investimentos são consumidos no pagamento dos juros dessa chamada dívida pública.
Por isso defendemos que a auditoria é a ferramenta capaz de provar as ilegitimidades e fraudes envolvidas no Sistema da Dívida, como explicado no VÍDEO