Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Meio Ambiente: Animas brasileiros em risco de extinção

 Sexta, 6 de outubro de 2020

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

O Mutum do Nordeste é um dos animais que hoje só existem em cativeiro, Na natureza não é mais possível encontrá-lo.

A Mata Atlântica foi o bioma com mais espécies ameaçadas, tanto em números absolutos (1.989) como proporcionalmente (25,0%). Em seguida, vem o Cerrado, com 1.061 espécies ameaçadas, 19,7% do total de espécies do bioma, e a Caatinga (366 espécies, ou 18,2%). Os dados são do IBGE e a contabilidade vai até 2014. Portanto as imensas queimadas registradas em 2019 e 2020 na Amazônia e no Pantanal podem ter agravado a situação.

Por Chico Sant’Anna

Reconhecido pela sua diversidade biológica, o Brasil não vem fazendo o dever de casa da preservação e espécies típicas da natureza brasileira estão desaparecendo. Ao menos dez espécies já estão extintas: as aves Maçarico-esquimó (Numenius borealis), Gritador-do-nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnetti), Limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi), Peito-vermelho-grande (Sturnella defilippii), Arara-azul-pequena (Anodorhynchus glaucus), e Caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum); o anfíbio Perereca-verde-de-fímbria (Phrynomedusa fimbriata); o mamífero Rato-de-Noronha (Noronhomys vespuccii); e os peixes marinhos Tubarão-dente-de-agulha (Carcharhinus isodon), e Tubarão-lagarto (Schroederichthys bivius). Além dessas, uma espécie está extinta na natureza (ou seja, depende de programas de reprodução em cativeiro): a ave Mutum-do-Nordeste (Pauxi mitu), observada na Mata Atlântica. Os dados são do IBGE e a contabilidade vai até 2014. Portanto as imensas queimadas registradas em 2019 e 2020 na Amazônia e no Pantanal podem ter agravado a situação.

O Brasil já não conta mais com dois tipos de tubarões em suas águas. O Tubarão-dente-de-agulha (no alto) ainda é encontrado na costa Sul dos Estados Unidos, no Golvo do México e ao Norte de Cuba. Já o Tubarão-lagarto, que é um animal de pequeno porte, cerca de 70 cm, foi vítima, segundo os especialistas, do tráfego naval na costa brasileira e da poluição dos mares. Desde 1988, não se tem notícia de sua existência.

Além dos animais que desapareceram e os que só existem em cativeiros, há uma importante lista de outras espécies que estão sob risco. Atualmente, são reconhecidas no Brasil 49.168 espécies de plantas e 117.096 espécies de animais. Desse total, a pesquisa analisou as 4.617 espécies da flora e as 12.262 espécies da fauna listadas pelo Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para as quais existem informações sobre seu estado de conservação. Elas representam, respectivamente, 11,26% e 10,13% do total de espécies reconhecidas.

Leia a íntegra