Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Covid-19: força-tarefa verifica baixa procura por segunda dose e infectados estão em elevação

Segunda, 11 de outubro de 2021
Do MPDF

MPDFT segue com fiscalização das ações de combate à pandemia no DF


A força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que fiscaliza as ações de combate à Covid-19 segue acompanhando o Plano Distrital de Vacinação e também como está o atendimento nos locais de aplicação. O coordenador da FT, procurador de Justiça Eduardo Sabo, visitou nesta segunda-feira, 11 de outubro, o Centro de Saúde nº 1 do Guará. “Percebemos, pelos números, que a adesão à segunda dose e à dose de reforço precisam melhorar”, avaliou.

Em contrapartida, está sendo observado um aumento do número de casos e a procura por atendimento médico nos postos de saúde está sendo elevado, relatou Sabo. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do DF, extraídos do painel Covid, atualizado em 10/10, o Distrito Federal apresenta aumento de casos diários, com 886 novos infectados nas últimas 24h, e também tendência de alta da média dos últimos sete dias. Nas últimas 24 horas, foram registrados 10 óbitos. As informações também registram aumento da necessidade de leitos de UTI, que ultrapassou 77% da ocupação.

Estudos nacionais e internacionais apontam para uma predominância de internações e óbitos de pessoas não vacinadas ou sem a completa cobertura vacinal. Do total de internações registradas pelo Ministério da Saúde entre julho e setembro de 2021, 46,2% são de pacientes que não tinham tomado nenhuma dose da vacina; 25,7% tinham uma dose do imunizante.

Na avaliação do coordenador da força-tarefa, o recebimento de mais doses no DF e a decisão pela antecipação da D2 e da dose de reforço aos que estão indicados para receber é uma decisão importante, mas que precisa contar com a conscientização do público. “Este é o momento que estamos vivendo, de aumento de casos e internações. Estamos em alerta, a vacinação está salvando vidas e precisamos seguir avançando com a aplicação das doses e completar o ciclo vacinal”, enfatizou o procurador Eduardo Sabo.