Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ONU deve assumir responsabilidade pela cólera no Haiti

Segunda, 10 de dezembro de 2012
Nações Unidas - O Instituto para a Justiça e a Democracia no Haiti acelera hoje [7/12] uma campanha para recolher assinaturas e instar as Nações Unidas a responder como causante da epidemia de cólera nesse país.
 
A declaração, que circula por correio eletrônico, pede que seja assinada uma mensagem dirigida ao secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, para que o organismo mundial ajude o Haiti a adquirir a infraestrutura necessária em matéria de água potável e previdência.

O texto assinala que esses recursos ajudarão a eliminar a epidemia que há dois anos afeta o país caribenho com um saldo de mais de sete mil mortos.

Instamos a que desde seu cargo de chefe da ONU lidere um esforço internacional para mobilizar os fundos e recursos técnicos necessários para acometer este urgente trabalho no menor tempo possível, agrega a mensagem.

Uma nota que explica o comunicado afirma que o organismo mundial se nega a assumir sua responsabilidade pela epidemia, que foi provocada por um grupo de soldados nepaleses do contingente da ONU no Haiti.

As Nações Unidas devem agir mais rápido e imediatamente, conclui o telegrama apoiado até o momento por quase três mil assinaturas.

O Instituto para a Justiça e a Democracia no Haiti, junto com o Bureau de Advogados Internacionais, apresentou há mais de um ano uma demanda de indenização à ONU em nome de uns cinco mil haitianos afetados pela cólera.

Esse pedido inclui uma compensação individual para as vítimas e um pedido público de desculpas por parte da ONU como responsável pela tragédia por negligência, imprudência e indiferença deliberada com a saúde e vida dos habitantes do Haiti.

Fonte: Prensa Latina