Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Saúde e segurança no trabalho pioraram com obras do PAC

Terça, 12 de abril de 2011
Da Radioagência NP
  Nos últimos quatro anos, o número de infrações relacionadas  à saúde e à segurança no trabalho aumentaram 232%, segundo dados apresentados pelo Ministério do Trabalho. A ampliação das irregularidades acompanha o crescimento do setor da construção civil no país, possibilitado por grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa, Minha Vida.

Os registros do governo apontam que em 2006 foram cometidas cinco mil infrações. Já em 2010, o número passou para mais de 16 mil irregularidades. Foi neste período que se iniciaram os empreendimentos do PAC e do programa de habitação.

Esses projetos são financiados pelo Governo Federal, mas quem executa as obras são empresas que venceram a licitação pública. Muitas dessas construtoras acabam contratando outras empresas para realizar o serviço, na chamada “terceirização dos canteiros”.

Alguns desses esquemas são feitos para não se arcar com custos trabalhistas, afirmam procuradores do Ministério Público do Trabalho entrevistados pelo jornal Folha de S. Paulo. A pressa em cumprir os prazos e a falta de condições mínimas de segurança são outros fatores da precarização no trabalho, que afetam a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.