Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Candidatos partidários, ideológicos, carreiristas

Sábado, 23 de fevereiro de 2013
Helio Fernandes
Tribuna da Imprensa
São os três tipos de homens (ou mulheres) públicos. Partidários, total obrigação, ninguém pode ser candidato sem partido. Na Primeira República existia o voto independente, acabou em 1934. Ainda existe em alguns países. Ideológicos dependem do comportamento, da convicção e da interpretação. Carreiristas são quase todos, mesmo os que se intitulam de ideológicos.

O PARTIDO COMUNISTA VERDADEIRO, AS LIÇÕES DE LUIZ CARLOS PRESTES

Conheci Prestes quando eu era mocíssimo, cobri a Constituinte de 1945/46 no belíssimo Palácio Tiradentes. Só existia então o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Eram 13 deputados e um senador. Este, Prestes. Os deputados se chamavam Marighela, Lamarca, Jose Amado, José Maria Crispim, Grabois. Faziam oposição, não faziam parte de nenhuma “base governista”.

50 ANOS DEPOIS SURGE O PC DO B

É o mesmo de hoje, que se diz ideológico, mas que na verdade é o mais carreirista do mundo. Jamais irão explicar a razão de ter fundado o PC do B, a primeira decisão foi expulsar Prestes. Podem gostar ou não gostar de Prestes, mas não existe ninguém pessoal ou partidariamente que possa expulsar Prestes.

66 ANOS DEPOIS, O PC DO B NÃO TEM QUADROS E SÓ QUER CARGOS

Depois desse tempo todo, continuam do mesmo tamanho do velho e lendário Partido Comunista. Têm um senador desconhecido que não se reelege em 2014, e os mesmos 12 deputados, devoradores de tudo o que os governos oferecem.

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Quando Gabeira, com um grito, derrubou Severino Cavalcanti da presidência da Câmara, o PC do B estava do lado, abocanhou o cargo para Aldo Rebelo. O tempo passou, um membro do PC do B era Ministro dos Esportes, apanhado em irregularidades, foi demitido. Aldo Rebelo estava do lado, abocanhou o cargo. Tem vaga certa (como nos estacionamentos) até 2014. E cumpre infalivelmente as ordens da Fifa.

GOVERNADOR DE BRASÍLIA

Era do PC do B, queria o cargo maior da capital, procurou Lula para apoiá-lo, veio a resposta: “Só se você entrar no PT”. Entrou, foi eleito, muita gente já se surpreendia com seu patrimônio e as mansões. Na CPI que investigou nada, foi acusadíssimo. Mas como era necessário salvar Cachoeira e a Delta, o governador foi tornado imune e intocável.

O SOCIALISTA EDUARDO CAMPOS

É o mais apressado e açodado candidato presidencial. Foi o primeiro a se lançar, é dono de um partido, que controla sem a menor oposição. Agora, dá entrevistas “condenando” os que lançaram candidaturas açodadamente. Não acredito na candidatura dele, da mesma forma que não acredito no seu propalado socialismo.

O ex-governador do Estado do Rio, Garotinho, foi candidato a presidente pelo mesmo Partido Socialista. Teve 15 milhões de votos. Não tinha também nada a ver com socialismo, mas mantém os votos para ele e para a mulher, nas mais diversas candidaturas.

SOCIALISMO COM ASPAS

Eduardo Campos (como sempre disse de Serra e Alckmin), pelo menos agora (2014 é agora) não será presidenciável. E quando será verdadeiramente socialista? Ora, quem fez a campanha desvairada que ele fez para levar a mãe para o Tribunal de Contas, como pode se dizer socialista?

###

PS – Em que manual socialista está escrito que o grande objetivo é o de promover a mãe a um cargo tão importante, prestigiado e tão bem remunerado?

PS2 – Sem a menor dúvida: Marx não indicaria o senhor Eduardo Campos para vereador de um município de sua amada Alemanha?