Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Maria da Penha promove palestra sobre questões de gênero no MPDF

Quarta, 27 de fevereiro de 2013
Presença da biofarmacêutica abre as comemorações relativas ao Mês da Mulher no MPDFT. Vagas destinadas à comunidade são limitadas.
Cartilha de GêneroO Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promove, nesta quinta-feira, dia 28, às 17h, a palestra “Maria da Penha no Ministério Público: reflexões para a efetividade da Lei nº 11.340/2006”. Além da palestra, o encontro marca o lançamento da 3ª edição da cartilha de prevenção à violência doméstica (Mulher, valorize-se: conscientize-se de seus direitos), promovida pelo Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público do DF.

O objetivo da palestra é conscientizar membros e servidores sobre as questões de gênero e qualificá-los para atuar, de forma eficiente, nas ações de violência doméstica contra a mulher. A trajetória de vida de Maria da Penha e os principais pontos da legislação farão parte do conteúdo ministrado pela mulher que deu nome à Lei nº 11.340/06. Parlamentares e representantes do Executivo e de movimentos sociais ligados às questões de gênero estarão presente ao evento. Ao todo 150 pessoas deverão assistir à palestra.

Atribuições exclusivas
 
A partir da promulgação da Lei Maria da Penha, em 2006, o MPDFT criou Promotorias de Justiça com atribuição exclusiva de defesa da mulher em situação de violência doméstica e familiar. Atualmente, existem dez Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, sendo cinco na circunscrição judiciária de Brasília e cinco na circunscrição judiciária de Ceilândia. Além dessas promotorias exclusivas, há outras 26 que compartilham as atribuições criminais com as de defesa da mulher em situação de violência.

O MPDFT conta também com um Núcleo de Gênero, e 15 outras unidades que atuam direta ou indiretamente com o tema do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Inscrições para a comunidade
Apesar de a palestra da Maria da Penha ser direcionada principalmente para os membros e servidores do MPDFT que trabalham com o tema, haverá a possibilidade de a comunidade assisti-la.

As inscrições para o público externo devem ser realizadas por meio dos telefones 3343-9625 ou 3343-9840, das 13h às 19h. Os interessados deverão informar nome completo, filiação, data de nascimento, RG, endereço e telefone. Vale ressaltar que as vagas são limitadas.

Serviço
 
Lançamento da 3ª edição da cartilha Mulher, valorize-se: conscientize-se de seus direitos com a palestra “Maria da Penha no Ministério Público: reflexões para a efetividade da Lei nº 11.340/2006”.

Horário: A palestra com a Maria da Penha será às 17h. As entrevistas com a Maria da Penha, no entanto, serão concedidas uma hora antes da palestra, às 16h, na sede do MPDFT.

Local: Etapa II do Ed. Sede do Ministério Público do DF e Territórios (Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2).

Telefone para inscrições do público externo: 3343-9625 ou 3343-9840, das 13h às 19h.