Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Convencido que ninguém conseguirá 342 votos para expulsá-lo, Temer mentiu despudoramente na ONU, abalando prestígio e reputação de 70 anos

Quinta, 21 de setembro de 2017
Acreditando que os países não sabem o que ocorre, [Temer] omitiu os fatos principais que acontecem, abusando da MENTIRA.



Do Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa

HELIO FERNADES

Desde que terminando a Segunda Guerra Mundial, os países imaginaram criar um órgão para substituir a velha e ultrapassada Liga das Nações (surgida assim que acabou  a Primeira ), o Brasil foi lembrado, ficou logo no auge e no apogeu

O brasileiro Oscar Niemeyer, já reconhecido como dos maiores arquitetos do mundo, foi escolhido e projetou o belíssimo prédio. Apesar de se confessar publicamente comunista participante. Um dos seus trabalhos mais aplaudidos: a sede do Partido Comunista  da França.

Outro brasileiro extraordinário, Portinari, reverenciado de forma universal, executou quadros e painéis que engrandecem e eternizam o local. É das obras mais visitadas na ONU. Também comunista, militante e contribuinte, asilado durante a ditadura de 64, só pôde voltar em 1979.

No plano político, a participação do Brasil, fulgurante, tão marcante e competente, que o embaixador do Brasil, o notável Osvaldo Aranha foi eleito presidente do Conselho da ONU. E presidiu a sessão histórica em que foi criado o Estado de Israel. Aranha queria criar ao mesmo tempo o Estado da Palestina, a pressão contra foi invencível. (Isso é outra história).

Mas reconheceram e concederam para sempre o direito, o prestigio e a honra do representante do Brasil fazer o discurso de abertura dos trabalhos. O minúsculo Michel Temer não tem gabarito nem grandeza para coisa alguma, tentou se projetar pessoalmente e a sua administração usurpada, com tremenda relação de mentiras. Não compreendeu que estava ali pelo passado e não pelo presente.

Acreditando que os países não sabem o que ocorre, omitiu os fatos principais que acontecem, abusando da MENTIRA.

Nem tocou na sua impopularidade, consequência da corrupção, substituiu a realidade pela MENTIRA.

Estamos em plena recuperação econômica, nova e esfuziante MENTIRA.

A recuperação da economia está impulsionando a criação de empregos. Cruel e selvagem afirmação, que poderia repetir 13 milhões de vezes, numa gigantesca MENTIRA.

Deixou para o final o que assombrou os brasileiros e não enganou ninguém naquele plenário universal, que cito  entre aspas, pelo inusitado em matéria de subserviência: "Vou dar a noticia que AGRADARÁ a vocês, estamos recuperando a Amazônia, e já reduzimos o desmatamento em pelo menos 20%, e continuamos trabalhando". Colossal MENTIRA.

PS- Não falou que foi chamado publicamente de LADRÃO.

PS2- Omitiu que a PGR quer investigá-lo, apenas investigá-lo. Utilizando a compra de votos com dinheiro público, ganhou a primeira investida, ganhará facilmente a segunda.

PS3- Ninguém obterá 342 votos para tirá-lo do Planalto.
 
PS4- Se tivesse dito isso, teria recorrido à  única VERDADE 

11 MINISTROS E UMA PRIMAVERA

Enquanto assisto um debate quase discussão de 2 assuntos no Supremo, gostaria que eles se lembrassem que a sessão vai acabar, quase entrando a maravilhosa primavera. Isso talvez pudesse exercer influência benéfica a respeito dos votos.

Terminando a quarta, às 2,41 da madrugada, estaremos entrando na quase entrevista quinta, a mais florida e mais bonita das estações. Como Gilmar Mendes não considera a primavera estação rica, já falou 4 vezes, em 1 hora e 32 minutos, nenhuma influência positiva. 16 horas, continuam discordando, perdão, se hostilizando.

Depois de apenas 1 hora e meia de trabalho, suspenderam a sessão, por anunciada meia  hora. Voltaram 41 minutos mais tarde, com o ministro Barroso votando, deve ser voto certo, aumentando para 3 a 0. 13 minutos, manifestação substancial, acompanhando Fachin, na validade da denúncia.

Votando Rosa Weber, que em 3 minutos acompanhou o relator, 4 a 0. Com a palavra, Luiz Fux usou apenas 6 minutos, 5 a 0. Toffoli votou a seguir, interrompido por Gilmar Mendes, que pretendia apenas tumultuar, na iminência do 6 a 0, queria protelar a derrota. E falou contra Janot, naturalmente ausente.

Divagante, cansativo, exaustivo, Toffoli afirmou, no inicio "por questão teórica, fico na preliminar". Praticamente autobiográfico, reconhecendo que é personagem de segundo time. Desperdiçando preciosos 26 minutos, quando tentou ensinar direito a 8 juízes que sabem mais do que ele, acompanhou o relator  6 a 0, faltam 5 votos, praticamente diletantes ou puramente provocantes. Lewandowski, rápido, elevou o placar para 7 a 0.   

Chegou então a vez do ansioso e frenético Gilmar Mendes. Apesar do placar, defendeu a devolução da denuncia à PGR. Puxa, que vingança, e no seu entendimento e objetivo, que vitória sobre Janot. Mas considerando que no exame da delação dos Batista, Janot seria mais  vulnerável, passou logo para a segunda questão.
 
Ele que aparteia a todos, negou aparte a Luiz Fux. Continuou, parlapatou, tartamudeou, tergiversou, neste momento completando 40 minutos da última quarta-feira do inverno. E Gilmar contribuindo para o frio do ambiente, às 18 horas e 17 minutos.

Ficou exclusivamente na injúria, calúnia e difamação contra o ex-PGR. Em determinado momento, identificou: "Que falta de caráter, que degradação, que gente decaída". Tinha a impressão de falar diante do espelho. Olhou para todos os lados, silêncio completo.

Absurdo, falou exatamente 68 minutos. Eram praticamente 19 horas, faltavam 3 votos (Marco Aurélio, Celso de Mello e Cármen Lácia), de uma questão que não pode mais ser alterada. E 10 ministros para decidirem o exame da delação dos Batista.

Cármen Lúcia transferiu isso para hoje, quinta-feira. Ainda não decidiram a hora da sessão. Se começarem como habitualmente, às 14,30, poderá haver outra  prorrogação. Mas a primavera já terá começado, exatamente na hora marcada.

*Matéria pode ser republicada com citação do autor