Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura: Relatório de missão a unidade de privação de liberdade do Estado do Mato Grosso constata tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, bem como tortura

Quinta, 14 de setembro de 2017
 Do Gama Livre

Relatório de visita a uma unidade terapêutica e a um hospital psiquiátrico (manicômio) no Estado de Mato Grosso aponta que no Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho foram constatados tratamento cruéis, desumanos e degradantes, bem como tortura.

Sobre a comunidade terapêutica inspecionada, além das mesmas prática verificadas no Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho, a missão apresentou denúncia e indício de sequestro e cárcere privado, trabalho análogo à escravidão e tráfico de pessoas.

O relatório possui 170 páginas, visto que, além dessas duas instituições acima referidas, foram visitados uma prisão e uma unidade de medida socioeducativa. A parte do relatório que trata da comunidade terapêutica e do hospital psiquiátrico (manicômio) iniciam na página 56 do relatório, relatório que pode ser lido acessando o link a seguir.