Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Imagens reforçam tese de incêndio criminoso na Chapada dos Veadeiros

Sexta, 27 de outubro de 2017
Imagens reforçam tese de incêndio criminoso na Chapada dos Veadeiros
Marcas de pneus foram encontradas no local do início do novo foco, encontrado nesta quinta-feira próximo à Pousada Inácia – em Alto Paraíso (GO)

Redação Portal ContextoExado com agências

Cresce a suspeita de que o atual incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tenha sido mesmo de origem criminosa. Imagens feitas por bombeiros e brigadistas que atenderam um chamado nesta quinta-feira (26) sobre um foco de queimada fora do Parque Nacional, nas proximidades da Pousada Inácia, em Alto Paraíso (GO), revelam marcas suspeitas de pneu na vegetação rasteira do local, o que poderia comprovar a tese criminal.

"É de partir o coração saber dessa capacidade de um ser humano. São anos que estamos aqui protegendo, replantando e criando uma espécie de santuário natural dentro da chapada para que agora criminosos tenham uma atitude como essa. Eles merecem ser presos", revolta-se a advogada Gabriela Alcoforado, proprietária da pousada.

Segundo ela, houve uma grande correria quando foi detectado o foco de incêndio, que chegou a cerca de 5 km da propriedade. "Tivemos que mobilizar muitas pessoas para tentar segurar as chamas. Já pensou se esse crime fosse durante a madrugada? Poderíamos ter um desfecho ainda pior", conta ela. Na madrugada de quarta-feira (26), o fogo chegou na área de outra pousada, próxima do Vale da Lua, e queimou completamente um dos 15 bangalôs.

Para a ação desta quinta-feira, de acordo com moradores da região, pelo menos 40 pessoas foram envolvidas na operação para apagar o novo foco de incêndio. "Eram cerca de 15 bombeiros voluntários enviados pela Rede Contra o Fogo. Nós saímos chamando todos os vizinhos e tivemos ainda o apoio de mais de dez funcionários da pousada. Conseguimos conter as chamas", relata Bianca Carvalho, moradora e gerente da Inácia.

A Inácia é uma das empresas da região que integra a campanha SOS Chapada, mobilização nacional para arrecadar fundos para o combate ao incêndio e reflorestamento do Parque Nacional. Até agora, segundo informações do Instituto Chico Mendes, até a noite da última terça-feira (24/10), as chamas haviam consumido 64 mil hectares de cerrado, o equivalente a 26% da unidade de conservação federal, que tem 240 mil hectares.

As operações de combate ao fogo dentro da reserva têm comando unificado composto pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), Ibama e Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) e do Distrito Federal. São mais de 110 brigadistas e militares. Eles contam com o apoio de cinco aviões-tanque do ICMBio, helicópteros do Ibama, da Polícia Rodoviária Federal, do CBMGO e da Polícia Militar do DF.

Na terça-feira (24), um avião Hércules c-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) se juntou à frota. A aeronave decola de Anápolis (GO) com 12 mil litros de água. Há cinco saídas programadas para hoje com destino ao parque da Chapada.