Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 24 de novembro de 2019

A mentira da década

Domingo, 24 de novembro de 2019
Do
Instituto Humanitas Unisinos
Uma das maiores mentiras da última década foi a de que a Reforma Trabalhista geraria milhares de empregos. Na pratica o que se viu foi o contrário, a Reforma contribui para o agravamento nas condições de contratação, escreve Cesar Sanson, professor na área da sociologia do trabalho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
O ex-presidente Michel Temer (centro) junto a ministros e parlamentares no evento em que foi sancionada a reforma trabalhista, em 13 de julho de 2017. Foto: Agência Brasil.
Eis o artigo.
Caso fossemos catalogar as maiores mentiras dos últimos anos, uma delas estaria entre as maiores, senão a maior. A mentira de que a Reforma Trabalhista iria gerar a criação de seis milhões de emprego. A afirmação foi dada à época, outubro de 2017, pelo então ministro da Fazenda do governo TemerHenrique Meirelles.
Reforma Trabalhista, aprovada no governo Temer em tempo recorde, desmontou por completo a CLT e instaurou a completa flexibilização nas relações de trabalho, particularmente nas modalidades de contrato, uso da jornada e remuneração do trabalho. Abriu-se a porteira para o vale tudo no mercado de trabalho.
O fato é que efetivamente a Reforma Trabalhista, que completou dois anos, não gerou empregos. Antes dela, o país tinha 12,7 milhões de desempregados e hoje tem 12,5 milhões. Destaque-se, porém, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE que foram os empregados sem carteira assinada e trabalhando por conta própria que puxaram essa ínfima redução.

A mentira foi grande. Não apenas não gerou empregos, como destruiu empregos formais. A informalidade nunca foi tão grande. Atingiu 41,4% da população ocupada, ou 38,8 milhões de brasileiros.