Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Nota pública do Psol do Pará em solidariedade à Brigada de Incêndio de Alter do Chão e ao Projeto Saúde e Alegria

Quarta, 27 de novembro de 2019
*NOTA PÚBLICA *

O Partido Socialismo e Liberdade do Pará vem a público manifestar nossa solidariedade à Brigada de Incêndio de Alter do Chão e ao Projeto Saúde e Alegria, organizações não-governamentais que tem atuado na região de Alter do Chão, Santarém, em defesa dos direitos dos ribeirinhos e do meio ambiente da Amazônia. Em todo o Brasil e o mundo, entidades de defesa do meio ambiente tem manifestado apoio às organizações aqui citadas. Ao mesmo tempo, repudiamos a tentativa de criminalização dos movimentos sociais e dos defensores da floresta, com a prisão de quatro membros da Brigada de Alter do Chão e busca ostensiva nas dependências do Projeto Saúde e Alegria nesta terça-feira (26). 

Notícias divulgadas nesta quarta-feira (26) pela imprensa mostram que a Polícia Civil de Santarém pinçou trechos das interceptações telefônicas das organizações e as interpretou para incriminar os membros da organização. O delegado responsável é José Humberto de Melo Jr. Ele também foi o responsável pelo inquérito do assassinato do casal José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, em Nova Ipixuna (PA), no qual dois suspeitos de terem financiado o crime não foram nem ao menos indiciados. As gravações que indicam os envolvimento dessas duas pessoas foram interceptadas pela Polícia Federal, que colaborou no caso. 

Além disso, os moradores têm denunciado que inúmeras construções que estão surgindo na vila de Alter do Chão ameaçam uma área preservada, neste caso a Área de Proteção Ambiental (APA), criada em junho de 2003, através da Lei nº 17.771/2003, e localizada às margens do Rio Tapajós.  

Nós do PSOL temos compromisso com a justiça social aliada  ao equilíbrio ecológico, e temos denunciado os projetos do governo Bolsonaro de destruição do meio ambiente, violência contra os povos indígenas e quilombolas, e a omissão do governo frente as queimadas que tomaram conta da Amazônia. Mas não podemos permitir que lutadores sociais sejam usados como bodes expiatórios dos criminosos que são, de fato, responsáveis por este crime contra as nossas florestas. Exigimos o imediato afastamento do delegado José Humberto de Melo Jr do caso, bem como, a libertação dos presos da Brigada de Alter do Chão.

Belém(PA), 27 de novembro de 2019

Executiva Estadual do PSOL-PA

==========
O Blog Gama Livre recomenda a leitura de: 

MPF no Pará requisita inquérito que acusa brigadistas por incêndio em Alter do Chão. Em investigações federais realizadas desde 2015 "nenhum elemento apontava para a participação de brigadistas ou organizações da sociedade civil"