Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Aviação: Caiado x Ibaneis mais querosene na fogueira

Quarta, 28 de novembro de 2019
Do Brasília, por Chico Sant'Ann


O Aeroporto de Brasília pode sofrer com a concorrência do de Goiânia. Goiás reduziu ICMS de querosene de aviação para a tarifa mais baixa do Brasil. Foto de Viviane Doná Sol

São Paulo concentra 66,2% dos voos internacionais que chegam ao Brasil. Goiás baixa impostos sobre combustível de aviação na busca de atrair mais voos para o Santa Genoveva.
Por Chico Sant’Anna
Em mais um round da permanente disputa com o governador Ibaneis Rocha, o governador de Goiás, o Democrata, Ronaldo Caiado, resolveu comprar briga contra a política candanga de atração de voos e turistas. Desde o início do ano, vigora no DF a redução pra 12% da alíquota de ICMS incidente sobre o querosene de aviação. Agora, o governo de Goiás baixou seus ICMS, dos atuais 15%, para 7%. É a menor alíquota do país. Como combustível representa 30% dos custos aéreos, a medida visa atrair mais voos para o Aeroporto Santa Genoveva, localizado a 200 quilômetros da Capital Federal. Caiado aposta em um “considerável” aumento do número de voos partindo de Goiânia para várias regiões do País. Essa medida morde os calos do GDF e do aeroporto de Brasília, em especial no que diz respeito as linhas domésticas.
Vamos esperar os próximos rounds e torcer para que nessa guerra sobre alguns descontos para os passageiros. Enquanto isso, São Paulo continua monopolizando os voos internacionais que chegam e parte do Brasil.